Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Cultura polonesa em destaque

Cultura polonesa em destaque

A noite de segunda-feira (19) foi de muita animação para o povo polonês em Brusque. O lançamento do VII Evento Cultural Polonês atraiu um grande número de decentes ao Clube Esportivo Paysandu. A data em que será realizado é 25 de agosto, mesmo dia que marca a chegada do primeiro grupo organizado de poloneses.

Serão diversas atrações a marcar a passagem. Entre elas uma missa no Santuário de Azambuja com um o padre que vem direto da Polônia para a celebração, gastronomia típica do país, apresentação musical e de dança folclóricas polonesas.

Em 2013, houve uma leve mudança na formatação do momento que comemora a presença da população polonesa em Brusque. Mudança no nome da festividade, que passou a se chamar Evento Cultural, quando antes era conhecida por Noite Cultural Polonesa.

Ivan Valendowsky, integrante da comissão organizadora dos festejos, explica que a alteração se deu por conta de a data de 25 de agosto ter caído em um domingo.

“Não queremos deixar de realizar nesta data de 25 de agosto, pois Brusque tem lei municipal que comemora a chegada dos imigrantes poloneses”, explica, afirmando que a intenção é conseguir estabelecer a data como oficial da chegada dos poloneses no Brasil.

O dia 25 de agosto, segundo Ivan, não foi escolhido ao acaso. Pesquisas históricas apontam que a data guarda o primeiro registro da presença de poloneses na cidade de Brusque e, consequentemente, no Brasil.

Por tanta importância e registros que a cidade também foi pioneira na criação de uma entidade voltada à cultura polonesa. Trata-se da Fundação José WalendoWsky. “Finalidade de promover a cultura polonesa no Brasil e tentar levar a do Brasil para a Polônia”, explica o presidente da entidade, João Paulo Loiola Walendowsky.

A realização do Evento Cultural em 25 de agosto também não foi algo escolhido ao acaso. Está relacionada à trajetória de chegada dos poloneses na cidade e no Brasil.

Dúvidas ou Sugestões

(Vídeo) Briga na rua obriga polícia de Brusque a usar bala de borracha para dispersar

Uma confusão registrada na madrugada desta quinta-feira (3), em frente uma casa noturna, em Brusque, movimentou as guarnições da Policia Militar de Brusque. Disparos foram feitos para dispersar os envolvidos. Um vídeo que circula nas redes sociais flagra o momento em que a briga ocorre no meio da rua. Os policiais, ao chegarem ao local para separar as pessoas, tiveram que utilizar bala de borracha, pois os envolvido na briga não pararam nem mesmo com a...
Continuar lendo...

Tempo bom na maior parte do período

O final de semana será de tempo bom na maior parte do período em Brusque e região. Mas o sol deve dar lugar à chuva, com rápidas pancadas. O sol aparece durante todo o sábado (25), segundo Epagri/Ciram, mas pode chover à noite. A temperatura mínima fica em 18 e máxima em 26 graus. O tempo fica instável no domingo (26). O sol aparece, mas há possibilidade de chuva rápida na maior parte do período. A...
Continuar lendo...

Acidente grave em Botuverá

Um grave acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (14) em Botuverá, envolvendo uma carreta Mercedes Benz Axor 2540 e uma bicicleta. O fato ocorreu pouco antes das 21 horas na Rua 1º de Maio, que é a extensão da Rodovia Pedro Ivo Merízio, já no perímetro urbano da cidade. O ciclista Giliard Vicentino (17) sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Brusque com TCE (traumatismo craniano encefálico). Segundo informações fornecidas no local do acidente, o...
Continuar lendo...