Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Inovação aguardada e a caminho

Inovação aguardada e a caminho

7 de novembro de 2013, Dia do Radialista e um marco para as ondas do rádio brasileiro. Data em que foi assinado no Palácio do Planalto, em Brasilia, pela presidente Dilma Rousseff, o decreto que autoriza a migração do rádio AM para a freqüência FM. Para isso, os proprietários terão de pagar um valor definido pelo governo, comprovar regularidade fiscal e trabalhista, além de apresentar um projeto de viabilidade técnica. Não haverá obrigatoriedade, mas a tendência é que, aos poucos, essa mudança ocorra até que a freqüência de amplitude modulada (AM) desapareça.

Para o diretor da Rádio Cidade de Brusque, Aldo Fachinello, há 46 anos na radiodifusão, esse é um momento de vitória para o AM e o primeiro passo da era digital do rádio. “Vivemos de expectativa. Houve uma expectativa em 1980 sobre o rádio AM estéreo, que não deu certo. Uns anos atrás, começou a se falar no rádio digital, uma possível solução, mas, infelizmente, não se vê nada de positivo e nós estamos aí numa expectativa muito grande”, comenta ele.

Espelhado no México, o Brasil acordou e começou a pressionar o governo para que essas mudanças ocorressem. Embora a espera tenha sido longa, Fachinello não acreditava que isso fosse ocorrer de forma tão repentina. “Estou surpreso. Mas nós teremos uma solução para o problema. Vamos acordar numa outra realidade. Estou com 62 anos e começando a me sentir feliz porque vou ver uma possibilidade de a gente poder sair de uma frequência de rádio que está desaparecendo. O sonho que vai se realizar”.

Apesar dos problemas apresentados pelo rádio AM, a presidente Dilma Roussef ressaltou a importância do mesmo para a história do país. Francisco Carlos Nunes da Silva (30) anos de rádio e coordenador de equipe de jornalismo da Rádio Cidade AM, concorda e relembra que o AM é um patrimônio do Brasil. “O AM fez história na comunicação, nas duas guerras, por exemplo. As pessoas acompanhavam só pelo rádio, antes mesmo da TV. Eu só fui conhecer TV por volta dos anos de 1973 e 1974. Até ali, o rádio imperava totalmente e acompanhou os principais fatos históricos, como as copas, o surgimento das rádionovelas, programas de auditório. Todos os programas de TV vêm do radio. O rádio tem um historia muito bonita e vai deixar saudade”, destaca Francisco.

Para Aldo Fachinello, algumas transmissões têm um padrão AM de ser que deixam a comunicação diferenciada. E vão deixar saudade. “A Rádio AM vai desaparecer e a gente vai sentir muita saudade. O futebol transmitido no AM é mais sensacional, mais gostoso. A própria notícia tem mais graça, mas conteúdo. O FM foi criado para ser mais musical, mas também está mudando. O seguimento que temos do AM, será muito bom no FM”, opina o diretor da Rádio Cidade.

O radialista Dirlei Silva, apresentador do Rádio Revista Cidade, enxerga que haverá uma integração maior de público entre site e rádio. “Um avanço significativo que atinge, principalmente, as emissoras do interior. Com 33 anos em rádio, penso que o ato de ontem vai ser um divisor importante, especialmente para a Rádio Cidade. Com o jornalismo que estamos oferecendo, vamos nos aproximar de um outro público, um público que o nosso site já alcança e que a tecnologia do rádio AM não oferece”, comenta.

Colaborou: Francisco Carlos

Dúvidas ou Sugestões

Empregados cruzam os braços por salários atrasados

Um grupo de funcionários da empresa Benefios, Localizada no Bairro Rio Branco, em Brusque, cruzou os braços esta tarde por falta de pagamento de salários. A greve chegou a começar, mas foi rapidamente encerrada em menos de duas horas após a empresa ceder à pressão de efetuar o depósito dos valores. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Brusque (Sintrafite), o motivo seria o não cumprimento de um acordo...
Continuar lendo...

Faixas de pedestre serão pintadas na rua São Pedro

Para concluir as obras de pavimentação, passeios e acessibilidade, entre outros serviços realizados na rua São Pedro, bairro São Pedro, a Prefeitura de Brusque informa a população que será realizada nesta sexta-feira (26) a pintura de faixas de pedestres, em diversos pontos da via.  De acordo com o Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), os locais de pintura das faixas de pedestres foram orientados pela equipe técnica da...
Continuar lendo...

Brusque decreta situação de emergência em saúde devido a casos de dengue

O prefeito Ari Vequi assinou, na tarde desta terça-feira (12), o decreto nº 9.168, que declara situação de emergência em saúde pública em todo o território municipal, face à infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre  chikungunya e zika. Com o decreto, o combate e efetivação das ações de enfrentamento se tornam mais intensas e...
Continuar lendo...