Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Com a Bola Toda na feira

Com a Bola Toda na feira

Uma das obras que serão destaque na Feira do Livro de Brusque é Com a Bola Toda! – 100 anos do Clube Atlético. A obra tem autoria do escritor Saulo Adami e da jornalista Gisele Zambiazzi e relata a trajetória do “vovô do futebol catarinense”. Zambiazzi e Adami vão estar no evento, onde participam de um bate-papo com os leitores presentesna 6ª edição do evento. A conversa terá início às 19h30min desta quinta-feira (8), na Praça da Cidadania.

A obra resgata a trajetória de uma das fases mais marcantes da história de Brusque e mostra em detalhes como uma iniciativa despretensiosa, que tinha como objetivo apenas praticar um esporte novo, se transformou em um grande empreendimento. Mas até se tornar uma referência que ultrapassou as divisas de Santa Catarina, os homens e mulheres envolvidos com os bastidores do Clube Atlético Carlos Renaux trabalharam muito. Atletas jogavam sem salárioe ainda eram responsáveis pelo seu próprio uniforme.

O resultado de toda essa dedicação foi um time que, além de vencer o campeonatoestadual por duas vezes, realizou partidas históricas, trazendo times como Botafogo, Vasco e Flamengo para Brusque. Muitos talentos foram revelados aqui e conquistaram boas colocações Brasil afora.

Além de ouvir ex-jogadores, ex-dirigentes, torcedores e historiadores, o livro também reconstitui momentos importantes com base na documentação histórica que é mantida pela diretoria atual do clube. Ofícios, atas, memorandos e reportagens originais das décadas de 1920 em diante, muitos deles ainda escritos à mão, foram consultados para a reconstrução desta história. Muitos ilustram o próprio livro, ao lado das fotografias de Erico Zendron, fotógrafo oficial do Vovô do Futebol Catarinense por décadas.

Por fim, o leitor de Com a Bola Toda também poderá compreender como foi o declínio da era de ouro do futebol brusquense e que, apesar dos acontecimentos das últimas décadas, o nome do Clube Atlético Carlos Renaux ainda é reverenciado. Ainda é uma verdadeira paixão.

Dúvidas ou Sugestões