Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Taxas de juros e inadimplência sobem

Taxas de juros e inadimplência sobem

As taxas de juros e a inadimplência subiram em maio, de acordo com dados do Banco Central (BC) divulgados nesta quarta-feira (25). A alta nos juros para as famílias chegou a 0,5 ponto percentual de abril para maio, com taxa média de 42,5% ao ano. Para as empresas, os juros subiram 0,1 ponto percentual, para 23% ao ano.

A taxa do cheque especial subiu 6,7 pontos percentuais e chegou a 168,5% ao ano. O crédito pessoal (incluídas operações consignadas em folha de pagamento) subiu 0,2 ponto percentual, para 25,5% ao ano. No caso do crédito para a compra de veículos, a taxa ficou em 23% ao ano, com alta de 0,4 ponto percentual.

A inadimplência, considerados atrasos superiores a 90 dias, subiu 0,2 ponto percentual tanto para empresas (3,5%) quanto para famílias (6,7%).

Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados basicamente aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros do crédito para as famílias subiu 0,2 ponto percentual, para 7,9% ao ano. Para as empresas, a taxa ficou em 8,7% ao ano. A inadimplência ficou estável para pessoas físicas (1,9%) e jurídicas (0,5%).

O saldo das operações de crédito do sistema financeiro, incluídos recursos livres e direcionados, chegou a R$ 2,804 trilhões em maio, com elevação de 1% no mês e de 12,7% em 12 meses. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, esse estoque correspondeu a 56,1%, contra 56% em abril e 54,5% em maio de 2013.

Dúvidas ou Sugestões

Homem é hospitalizado após acidente seguido de incêndio, no Santa Rita

Um homem foi encaminhado para o Hospital Azambuja com lesões graves depois de sofrer um acidente enquanto trabalhava na rua Sete de Setembro, bairro Santa Rita, em Brusque. Na manhã desta segunda, ele fazia a manutenção de um aparelho de ar-condicionado quando sofreu uma queda, por volta das 10h. Uma testemunha, que também trabalhava no local, percebeu um princípio de incêndio no aparelho.  O homem caiu de uma altura estimada em quatro...
Continuar lendo...

Brusque registrou nas últimas 24 horas 166 casos de Covid-19

Agora, a cidade conta com 7.966 pessoas que já contraíram a doença. Deste total, 7.095 já estão recuperadas. Há 810 casos ativos, com 18 pessoas na enfermaria e 14 na UTI. Há 1.102 casos em investigação, com 2050 pessoas monitoradas em domicílio. Desde o início da pandemia, 61 óbitos foram registrados. Nos finais de semana e feriados, o Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios atende...
Continuar lendo...

Morre o cantor José Rico

“Mas o tempo cercou minha estrada, e o cansaço me dominou. Minhas vistas se escureceram e o final da corrida chegou”, quem muito cantou essa música também se cansou. José Rico, aos 68 anos, faleceu nesta terça-feira (3), em Americana (SP). Ele fazia dupla com Milionário e havia sido internado com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu. O falecimento do cantor sertanejo foi confirmado pela...
Continuar lendo...