Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Hoje tem Sonora Brasil no Teatro Horst Schlösser

Hoje tem Sonora Brasil no Teatro Horst Schlösser

O Serviço Social do Comércio (Sesc) promove às 20 horas de hoje (4), no teatro Horst Schlösser, mais uma edição do projeto Sonora Brasil. O espetáculo ‘Música para Voz e Violão, com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, irá apresentar parte da obra de Heitor Villa-Lobos, uma homenagem pelos 50 anos de morte do grande compositor brasileiro, falecido em 1959, aos 72 anos de idade.
Canções líricas, serestas e peças para solo em violão compõem o programa que será apresentado no teatro do Colégio Cônsul Carlos Renaux. O repertório selecionado busca sintetizar a obra de Villa-Lobos a partir de peças menos executadas para o público como, por exemplo, os Estudos para violão, compostos em 1929, em Paris, e os Prelúdios, escritos 31 anos depois e dedicados à segunda esposa.
A influência de sonoridades mais populares está presente em canções tais como, Na Paz de Outono ou em Jardim Fanado, por exemplo, cujos ritmos teriam servido de inspiração para composições da Bossa Nova.
Os ingressos estão à venda por R$ 5 para estudantes, comerciários e idosos, e R$ 10 para a comunidade em geral. Maus detalhes pelos telefones 3351-2599 e 9943-3490, com Alécio Maçaneiro, do setor de Cultura do Sesc.
Programa:
Violão solo, Schottish - Choro, chorinho, Estudos n. 3, 5, 7, 8 e 9,
Prelúdios n. 3, 4 e 5.
1 - Lundú da Marquesa de Santos*
Música que evoca a época de 1822; foi escrita por Villa-Lobos em 1940 para a peça teatral "Marquesa de Santos" de Viriato Corrêa; teve a sua primeira audição em 1958 no Rio de Janeiro por Dulcina de Moraes. (Há registro que aponta a obra como sendo de 1935).
2 - Cantilena*
Canção escrita sobre os negros do recôncavo baiano, recolhida por Sodré Viana e harmonizada por Villa-Lobos em 1938 (registros apontam o ano de 1936).
3 - Nhapôpé*
Tema de quesada, tema popular, com poesia de Alberto Deodato, harmonizada por Villa-Lobos em 1935.
4 - Oh! Pálida Madona*
Modinha antiga da série canções típicas brasileiras, harmonizada entre 1919 e 1935.
5 - Remeiro de São Francisco*
Melodia popular da Bahia, recolhida por Sodré Viana, harmonizada em 1941 por Villa-Lobos.
6 - Cantiga do Viúvo*
7 - Na paz de Outono*
As duas canções fazem parte do ciclo de Serestas, escritas entre 1923 e 1943.
8 - Jardim Fanado*
Música de Villa- Lobos, dedicada à sua esposa Mindinha em 1955; a poesia é de Amaryldo de Albuquerque.
9 - Canção do poeta do século XVIII*
Escrita originalmente para canto e orquestra, a versão para canto e violão é de 1953; sua primeira audição foi no Rio de Janeiro em 1962.
10 - Rosa Amarela*
Tema popular infantil do álbum 1 do " Guia prático" , dedicada a Magdalena Tagliaferro.
11 - Na Corda da Viola*
Tema popular infantil do Álbum 2 do "Guia prático" baseado em toadas nordestinas.
12 - Veleiros*
Extraída da obra "Floresta do Amazonas" para canto e orquestra, com poesia de Dora Vasconcelos; essa música foi composta para o filme "Green Mansions" da MGM em 1958, mas não utilizada no filme. A versão para dois violões é original do compositor, com dedicatória à Mindinha.
13 - Canção do Amor
Único trecho da obra "Floresta do Amazonas", onde o compositor utiliza o violão acompanhando o canto, para dar maior ênfase ao espírito seresteiro da música.
Rosenete Eberhardt
* Transcrições para violão de Marcus Llerena

Dúvidas ou Sugestões