Deprecated: strlen(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/radiocidade/public_html/home_1/framework/class/Noticia.class.php on line 82
Mergulhos no rio para ‘pescar'

Mergulhos no rio para ‘pescar'

Uma cena flagrada pelo Jornalismo da Rádio Cidade durante esta chuvosa semana chamou a atenção pela raridade. Um biguá mergulhava insistentemente em busca de alimentos. Para surpresa dos que viram a cena, em determinado momento a ave voltou à tona com um peixe preso ao bico, apesar da turbulência da água. Mostras de que, aos poucos, a vida retorna ao rio Itajaí-mirim.

Mas,infelizmente ainda há muito a preservar. Pessoas e empresas ainda insistem em despejar seus detritos residenciais e industriais em águas correntes, contribuindo para a absurda poluição do rio.

O biguá é uma ave da família dos falacrocoracídeos. Tais aves habitam boa parte da região que vai do México à América do Sul, medindo cerca de 75 cm de comprimento e com coloração negra, saco gular amarelo e tarsos negros. Também são conhecidas pelos nomes de biguá-una, imbiuá, mergulhão, miuá e pata-dágua.

Esse magnífico animal carece da glândula uropigial, que libera substâncias que deixam as penas impermeáveis a água por isso apresenta vantagem em relação aos outros pássaros na hora da caça, já que com a água suas penas se tornam mais pesadas e retém menos ar, fazendo com que ele mergulhe mais rapidamente.

O nome biguá vem do tupi Mbiguá, que foi aportuguesado com o tempo.

 

Dúvidas ou Sugestões