Publicado decreto do governador com novas regras de restrição

Atendendo definições previamente estabelecidas em conjunto com prefeitos, demais Poderes e autoridades de Saúde, o Governo de Santa Catarina publica na edição desta sexta-feira, 4, do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto com novas medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19. O documento estabelece entre as principais medidas, limite diário de horário de funcionamento até meia-noite de atividades e serviços não essenciais; restrição de circulação de pessoas da meia-noite às 5h e ocupação máxima de 70% da capacidade no transporte coletivo urbano. O decreto é válido para todo o território catarinense, com vigência a partir das 23h deste sábado, 5, pelo prazo de 15 dias.
>>> Leia na íntegra o decreto 

O decreto também estabelece a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em todo o território estadual, em espaços públicos e privados, com exceção dos espaços domiciliares. Nesse caso, a medida vale enquanto durar o estado de calamidade pública para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A circulação de pessoas será permitida nos casos de atendimento de situação de emergência e para o funcionamento de atividades e serviços essenciais, também já estabelecidas em decreto.

Limite de horário

Conforme o decreto, meia-noite é o horário limite de funcionamento de atividades e serviços não essenciais. O ingresso de novos
clientes será permitido até as 23h.

Restrição de circulação na madrugada

De acordo com o decreto, nos próximos 15 dias, em todo o território catarinense, da meia-noite às 5h, haverá restrição de circulação e aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados, e em vias públicas. A medida decretada em Santa Catarina nesta sexta-feira, foi discutida e aprovada pelos prefeitos e demais Poderes, e já vem sendo adotada em outros estados como forma de conter a disseminação do coronavírus.

Segundo entendimento da Consultoria Jurídica (Cojur) da secretaria de Estado da Saúde (SES), a medida restringe a circulação no horário da madrugada, mas não proíbe a circulação de pessoas no período diurno. Dessa forma, o texto não viola dispositivos constitucionais.

A Cojur da secretaria de Estado da Saúde ressalta ainda que “quanto ao aspecto legal, a minuta tem amparo na Constituição da República e na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Destaca-se, por fim, que a adoção de novas medidas restritivas destinadas ao combate à Covid-19 também foi objeto de deliberação em outros estados da federação que também enfrentam o agravamento da crise sanitária”.

Força-tarefa para fiscalização

Na tarde desta sexta-feira, 4, em reunião por webconferência, a secretaria de Estado da Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) discutiram e encaminharam com todos os setores de vigilância sanitária municipal e as forças de segurança, ações de fiscalização ostensiva ao cumprimento das regras.

Foi criada uma força-tarefa, coordenada pelo Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para atuar na fiscalização e cumprimento do decreto em todos os municípios catarinenses. A conscientização da população é fator importante no enfrentamento à pandemia, na prevenção e proteção e para que mais restrições sejam evitadas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba registra apenas um novo caso de Covid-19

A Prefeitura de Guabiruba informa o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira (7). Um novo caso foi confirmado hoje por teste Antígeno, sendo um homem. No total, Guabiruba registra 3459 casos de Covid-19, destes, 3359 estão recuperados e 62 estão ativos. O Centro de Triagem não detectou novos suspeitos. No total, Guabiruba possui dois cidadãos internados em Brusque: um na enfermaria e um na UTI. Até agora, Guabiruba possui 38 óbitos pelo...
Continuar lendo...

Brusquense e o genro participam de programa no SBT

Integrantes de uma família de Brusque participarão do quadro Quem Arrisca, ganha mais no SBT, neste domingo (18), durante o Domingo Legal, apresentado por Celso Portiolli. A nova atração é uma parceria do canal com a Havan. Entre os participantes estará o Geraldo Lacerda, o Geraldinho, radialista que atuou na Rádio Cidade e, hoje, atua na Guabiruba FM. A participação surgiu por convite do genro de Lacerda, Guilherme Bergamasco,...
Continuar lendo...

Antônio Heil: PM prende homem com mandado de prisão.

Na madrugada desta segunda-feira (6), por volta das 2h, policiais militares foram acionados na Rodovia Antônio Heil, Itaipava, em Itajaí, onde um homem teria subido no telhado de uma residência e parecia estar fugindo. Realizada a varredura no local e localizado o suspeito, os militares constataram que ele possuía um mandado de prisão ativo em seu desfavor. Diante disso, foi dada voz de prisão ao homem, de 40 anos, que foi conduzido ao Complexo...
Continuar lendo...