Santa Catarina começa aplicar dose de reforço em adultos neste sábado

A partir deste sabado (20), começa a vacinação da população adulta acima de 18 anos com a dose de reforço contra a Covid-19. A data coincide com o início e o dia D da Campanha Nacional Mega Vacinação, que vai até o dia 26 de novembro. A ação do Ministério da Saúde pretende intensificar a aplicação da segunda dose e dose de reforço.

Podem receber a dose de reforço todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham completado o esquema vacinal com as duas doses contra a Covid-19 há mais de cinco meses. A vacina de reforço será, preferencialmente, a Pfizer. Idosos que já cumpriram o intervalo de 5 meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia 1º de setembro. 

Os detalhes para o Estado aderir à Campanha Nacional foram discutidos em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 17, entre a Secretaria da Saúde de Santa Catarina e representantes das secretarias municipais de Saúde.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que a dose de reforço deve ser tomada por todos os adultos que já completaram o esquema vacinal de duas doses, independentemente do imunizante aplicado anteriormente. “Todas as pessoas com 18 anos ou mais que já tenham recebido as duas doses da Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há mais de cinco meses estão aptas a receber a dose de reforço”, salienta o superintendente.

Com relação à segunda dose, todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses. O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas.

As cidades ficam responsáveis por organizar estratégias próprias de vacinação para contemplar esses públicos e devem vacinar qualquer cidadão que cumpra os requisitos, independentemente do município de residência ou do município em que o esquema vacinal foi iniciado.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com Dona Ruth homenageada, Moda Brusque vence o Franca

Na noite desta sexta-feira (11), a equipe de Brusque venceu o time de Franca por 3 sets a 0 e só fica fora da próxima fase se perder para Bradesco e acontecer uma combinação improvável de resultados na última rodada. As parciais da vitória dessa sexta foram de 32 a 30, 25 a 16 e 25 a 20. A equipe da Abel Moda Brusque Vôlei praticamente assegurou vaga nas semifinais da Superliga B. Com o resultado, o time de Brusque voltou à...
Continuar lendo...

Com 3 a 1 contra o Joinville, Brusque chega a 7ª vitória

Na penúltima rodada da primeira etapa do Campeonato Catarinense 2022, o Brusque viajou até Joinville, para enfrentar os donos da casa. Em um jogo que marcou a sétima vitória do Quadricolor. Os primeiros movimentos da partida deram a tônica de boa parte da primeira etapa. O JEC começou melhor e, logo com 2 minutos quase chegou ao gol, após cruzamento pela esquerda, na tentativa de Chrystian, mas ela não entrou. Com cinco, outra tentativa...
Continuar lendo...

Idosa é atropelada por moto e fica ferida

Na início da noite desta quarta-feira (6), por volta das 18h53, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de atropelamento de uma idosa na rua São Vendelino, bairro Lageado Baixo, em Guabiruba. Segundo informações repassadas pelos bombeiros, quando a guarnição chegou ao local, a vítima uma mulher de 64 anos, estava deitada na lateral da via, consciente e orientada, com uma pequena contusão no rosto e relatando...
Continuar lendo...