Apresentações marcam encerramento de ações desenvolvidas por bolsistas da UNIFEBE

Os projetos (Re)Pensar Lugares do Saber, Laços na Melhor Idade, Laço Esportivo, Biblioteca Ambulante e Revitalizando Sonhos e Reconstruindo Espaços foram em 2021, o meio pelo qual os acadêmicos bolsistas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) devolveram à sociedade um pouco do incentivo que recebem por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

As atividades desenvolvidas nos projetos de Extensão do Artigo 170 Estudo e nos projetos de Intervenção do Programa de Desenvolvimento Regional (PROESDE), permitem que, ao longo da graduação, o estudante se envolva com a comunidade, participando ativamente.

 Para marcar o encerramento das ações desenvolvidas em 2021 pelos acadêmicos bolsistas, a UNIFEBE promoveu uma apresentação dos resultados obtidos por meio dos projetos. As atividades foram apresentadas ao supervisor de Desenvolvimento Humano da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque e representante da Secretaria de Educação do Estado, Santiago Darci Vieira.

Na ocasião, os estudantes bolsistas integrantes do projeto Revitalizando Sonhos e Reconstruindo Espaços, acompanhados do professor coordenador da ação, Karol Carminatti, fizeram o plantio de mudas de chás na horta comunitária da UNIFEBE. O professor, que também é coordenador do projeto (Re)Pensar Lugares do Saber: Desenvolvimento de  Projeto Piloto para Escolas Estaduais de Ensino Médio, falou sobre o diagnóstico feito pelos acadêmicos para melhoria em escolas públicas de Brusque e região.  

Responsável por coordenar o Biblioteca Ambulante, o professor Emiliano Daniel de Souza, apresentou seu relato sobre o projeto que leva música, cultura e literatura às pessoas acamadas do município. O coordenador dos projetos Laços na Melhor Idade e Laço Esportivo, professor André Luiz de Oliveira Braz, finalizou as apresentações com o resultado das atividades que entregou kits de higiene para moradores da Casa de Assistência Dilony e revitalizou as quadras comunitárias dos bairros Zantão e Santa Luzia, em Brusque.

“As bolsas UNIEDU ajudam os estudantes não só a realizarem o sonho de cursar uma graduação, mas também permitem que eles vivenciem seu papel na sociedade de um jeito diferente. Como contrapartida ao auxílio financeiro, os acadêmicos se envolvem em causas sociais e se desenvolvem como profissionais e seres humanos melhores”, enaltece a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e responsável pelo Programa UNIEDU na UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

Bolsas UNIEDU

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

Bolsas do Artigo 170 Estudo

Os recursos financeiros do Artigo 170, assegurados pelo governo do Estado de Santa Catarina, são destinados à concessão de bolsas de estudo a acadêmicos economicamente carentes matriculados em cursos de graduação. O benefício pode variar de 25% a 100% de desconto no valor das mensalidades e prevê a participação de 20 horas semestrais em Projetos Sociais com Visão Educativa, propostos pela instituição de ensino superior.

PROESDE – Programa de Desenvolvimento Regional

Na modalidade PROESDE o acadêmico participa de um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do bolsista na qualidade de cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, com carga horária e local determinados pela instituição. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Cledson Kormann assume Prefeitura de Guabiruba

Pelos próximos 15 dias o vice-prefeito Cledson Kormann ficará à frente do Poder Executivo de Guabiruba. A transmissão de cargo ocorreu na tarde de sexta-feira (22), no gabinete do prefeito no fim do horário de expediente. Esta é a primeira vez que Cledson assume a prefeitura.  Zirke retorna no dia 9 de maio, após viagem à Kalsdorf-Neuthard, Alemanha, cidade co-irmã de Guabiruba, com objetivo de participar da...
Continuar lendo...

Goleiro Denison passa por período de repouso para recuperação

Após o choque contra um atleta do Caravaggio, no domingo (5), o goleiro Denison, do Carlos Renaux, se recupera bem. A atualização foi feita pela assessoria de imprensa do clube, na tarde desta segunda-feira (6). Ainda durante a partida, o atleta reclamou de fortes dores na nuca e foi, inicialmente atendido no gramado. Ele saiu imobilizado, na maca, até a ambulância. Ao término da partida, foi levado ao Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, para a...
Continuar lendo...

PMSC tem novo oficial responsável pelo Estado-Maior Geral

Uma solenidade, na última quarta-feira (22) oficializou a troca do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O coronel Aurélio José Pelozato da Rosa passou a chefia para o coronel Jardel Carlito da Silva.  O coronel Pelozato recebeu na cerimônia as medalhas por tempo de serviço de 10 e 20 anos, bem como a Comenda Barriga Verde, que destina-se a homenagear pessoas que tenham contribuído destacadamente para o...
Continuar lendo...