Acordo de promoção ao combate à pirataria tem participação da SDE

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), por meio do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) participou da 2° reunião ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na oportunidade, a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CNCP/MJ) celebraram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o desenvolvimento de projetos e ações conjuntas visando à promoção do combate à pirataria. 

No encontro, realizado nesta quarta-feira (13), estiveram presentes o presidente do Cecop, Jair Schmitt; a secretária Daniella Marques; e o secretário nacional do Consumidor, Rodrigo Henrique Roca Pires – que preside o CNCP –, representando a Sepec e o MJ, respectivamente.

O presidente do Cecop, Jair Schmitt, destacou a importância do Acordo de Cooperação Técnica. “Esse instrumento reafirma a preocupação com a melhoria do ambiente de negócios saudável, com apoio ao comércio formal, inibindo crimes de propriedade intelectual – como a pirataria e o descaminho cometidos no comércio de bens, incluindo o comércio digital”.

O foco é o combate à pirataria de bens e serviços, incluindo a comercialização dos produtos vendidos no comércio eletrônico, além da conscientização do mercado sobre os prejuízos advindos dos delitos contra os direitos de propriedade intelectual.

Durante o evento, a secretária especial da Sepec, Daniella Marques, destacou a importância de se promover a melhoria no ambiente de negócios. “Trabalhar pela melhoria de ambiente de negócios é uma busca incansável nossa, desde o primeiro dia de governo. É uma agenda contínua e permanente. E essa assinatura reforça esse compromisso”, declarou.

Na ocasião, ainda foi lançada a primeira entrega da parceria: a Cartilha Boas Práticas E-Commerce relativa ao “Guia de boas práticas e orientações às plataformas de comércio eletrônico para a implementação de medidas de combate à venda de produtos piratas, contrabandeados ou, de qualquer modo, em violação à propriedade intelectual”, elaborado pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual. A cartilha tem objetivo de orientar e atrair plataformas de comércio eletrônico a propiciarem um ambiente confiável para aquisição de produtos pela internet.

Combate à pirataria

O combate à pirataria em meio digital é fundamental para a preservação e o incentivo ao desenvolvimento nacional, à inovação e à competitividade, além de ser um meio de geração de empregos sustentáveis, de pagamento de tributos, de proteção aos direitos do consumidor e de combate ao crime organizado.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Agentes de endemias irão pulverizar ruas no Limeira e São Luiz

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Combate a Endemias, segue com as ações de combate à dengue no município. Na quinta-feira (25), a partir de 17h30, os agentes de endemias atuam com o pulverizador costal nos bairros Limeira e São Luiz. A orientação dos profissionais é para que os moradores deixem as janelas abertas e recolham os animais de estimação. Vias para pulverização –...
Continuar lendo...

Brusquenses fazem teste para jogar nas categorias de base do Flamengo

O sonho de se tornar jogador de futebol e atuar em um time grande do Brasil é um dos mais frequentes entre as crianças. É com esse objetivo que dois brusquenses estão na cidade de Curitiba realizando um teste para jogar nas categorias de base do Flamengo. Iuri Schmidt, de 9 anos, e Bryan Rocha da Silva, de 7 anos, são os jovens que estão no estado do Paraná realizando os testes, que começaram nesta segunda-feira (29) e irão...
Continuar lendo...

Assaltantes invadem casa e fazem família de refém

Nesta manhã de sexta-feira (10), por volta das 7h30 uma família foi alvo de um assalto no bairro Centro na cidade de Criciúma. De acordo com as informações, um casal de assaltantes entrou na residência portando armas de fogo anunciando o assalto, onde fizeram os moradores de reféns. Eles exigiram que os moradores abrissem o cofre que tinha na casa. Com medo de violência , a família obedeceu o pedido dos assaltantes, que conseguiram...
Continuar lendo...