Guabiruba se faz presente no maior movimento municipalista brasileiro

O vice-prefeito de Guabiruba Cledson Kormann está em Brasília, junto aos vereadores Ricardo Schlindwein (PP), Valdemiro Dalbosco (PP), Alexandre Pereira (PP), Ronaldo Kohler (MDB), Wagner Fischer Westarb (MDB) e Vilmar Gums (MDB). Liderados pelo presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino, estão, nesta semana, participando da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, junto com outros milhares de municipalistas. O evento iniciou no dia 25 de abril e segue até quinta-feira (28).

Considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, a Marcha a Brasília deste ano tem como tema O Caminho para um Brasil Melhor. Sinônimo de lutas e palco de conquistas, ela é fundamental para apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo e órgãos de controle. Além disso, esta edição recebe os candidatos à presidência da República para debater as urgências do movimento municipalista e garantir o compromisso deles com um federalismo mais justo e equilibrado.

Dentre a pauta prioritária dos prefeitos brasileiros está Lei das Associações, limites de pessoal, ressarcimento de renúncia do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), redução da alíquota do Regime Geral de Previdência Social, Reforma Tributária e participação dos municípios nas decisões de implementação de responsabilidade fiscal e uniformização de procedimentos.

O vice-prefeito de Guabiruba Cledson Kormann afirma ter uma rica experiência com o evento. “Junto da nossa comitiva de vereadores de Guabiruba, estamos levando muita informação. Também visitamos parlamentares durante a semana e tivemos a oportunidade de conhecer o Senado e a Câmara dos Deputados. Sem dúvida está sendo muito proveitoso.” Na ocasião, foram apresentados alguns presidenciáveis ao público do evento. “Com certeza nós voltamos para Guabiruba com uma imagem diferente dos candidatos, e podemos levar um pouco daquilo que vimos aqui para os nossos munícipes”, completa Kormann.

“A Marcha é um momento ímpar. É momento de mostrar a força política das lideranças municipais perante o Governo Federal e Congresso Nacional. Milhares de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores estão no evento discutindo de que forma podemos qualificar o serviço público e melhorar o atendimento ao cidadão, afinal é nos municípios que a vida das pessoas acontece”, finaliza o presidente da Amve, Arão Josino, prefeito de Ascurra.

A Marcha a Brasília é realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e conta com a presença de mais de oito mil lideranças políticas.

Presidente da República enaltece trabalho dos prefeitos

“Passa por nossas mãos não o futuro dos municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”. Com essas palavras, o presidente da República, Jair Bolsonaro, iniciou o discurso aos participantes na solenidade de abertura da Marcha, dia 26 de maio.

Sobre a pauta municipalista, um dos pontos levantados pelo presidente Jair Bolsonaro foi a revisão da lei que trata da improbidade administrativa, sancionada em 2021. “Trabalhamos junto com a Câmara e o Senado. Nossa preocupação é dar tranquilidade para que os senhores possam trabalhar”, lembrou, ressaltando a importância do trabalho em conjunto entre todos os entes.

Os presidentes da Câmara e do Senado destacaram, na abertura da Marcha, a importância do movimento municipalista para levar melhorias diretamente para as cidades e os cidadãos brasileiros. Nesta terça-feira (26), Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, participaram da abertura oficial do evento, promovido pela CNM.

“Embora a vida aconteça nos municípios, onde as pessoas moram, as decisões que os afetam acontecem em Brasília”, pontuou o presidente da Câmara, que abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios com a pandemia e listou projetos de interesse municipal recentemente aprovados pelos deputados federais.

Ao falar sobre a importância de ter prefeitos e vereadores em Brasília para apresentar as demandas municipais, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que esse diálogo é fundamental para solucionar os problemas do país. “Quando vejo uma Marcha dessa natureza, posso afirmar que esta manifestação, este evento é, sem dúvida, a expressão máxima da vitalidade política do Brasil. Não há nada em Brasília parecido com o que vocês promovem aqui hoje”, destaca o parlamentar.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Condutor embriagado é detido após acidente de trânsito

A colisão entre uma Ford Escort e uma Fiat Fiorino, mobilizou Polícia Militar Rodoviária até o bairro Colônia de Fora, em São João Batista, na noite deste sábado (6). Por volta das 20h45, a guarnição chegou até o local e constatou que um dos condutores, do Ford Scort, apresentava sinais de embriaguez. O homem foi detido em flagrante e encaminhado para a delegacia de Brusque, além de ter sido autuado por...
Continuar lendo...

Secretaria nega problemas relatados pela população, diz vereador

Denúncias sobre mal atendimento nas unidades básicas de saúde de Brusque tem chegado com frequência à Câmara Municipal. Ao mesmo tempo, as respostas da Secretaria Municipal de Saúde dizem o contrário. Palavras do vereador André Batistti (PL), o Deco, durante a sessão desta terça-feira (14) do Legislativo. Segundo o parlamentar, a quantidade destas denúncias enviadas por moradores através da Ouvidora da...
Continuar lendo...

Audiência Pública debate segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor

Em mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Brusque, a segunda etapa, foi debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (29). O evento apresentou os resultados da Leitura da realidade territorial do município O encontro contou com a apresentação de cinco itens que foram expostos ao público presente: Uso, ocupação e conectividade do território; Produção,...
Continuar lendo...