Lei impõe multa 'pesada' a condenados por estupro

Aplicação de multa no valor de R$ 55 mil para pessoas que forem condenadas por  crime de pedofilia. É o que prevê a lei nº 18.365, proposta pelo deputado Marcius Machado (PL) e sancionada recentemente pelo governo do estado de Santa Catarina.

Em vigor, a lei define que a aplicação da multa se dará após o processo ter transitado em julgado. Ou seja, quando não houver mais possibilidade de o condenado recorrer da sentença judicial.

A lei estipula, ainda, que o valor será reajustado anualmente. O montante arrecadado irá para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), devendo ser utilizado em tratamentos psicológicos da vítima, bem como de seus familiares.

Somente no ano passado, por registrados 973 boletins de ocorrência em Santa Catarina sobre casos enquadrados como estupro de vulnerável. O dado diz respeito à vítimas com idades entre 0 e 14 anos.

O número de 2021 foi menor que os dois anos anteriores. Conforme levantamento feito pela própria Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 2020 houve o registro de 1.042 ocorrências contra 1.107 de 2019.

A subnotificação, ou seja, os casos não denunciados, é apontada por especialistas como motivador para a queda nesse período.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem estaria ameaçando a própria família com espingarda

Um homem de 33 anos foi levado para delegacia na noite deste domingo (29) pela Polícia Militar após ameaçar a própria família com uma espingarda. O fato ocorreu no bairro Águas Claras, em Brusque. Segundo informações da PM, era por volta das 21h, quando a central recebeu denúncia de que um homem estaria quebrando os móveis e ameaçando sua família com uma arma de fogo. No local, a guarnição...
Continuar lendo...

Carreata de Natal Havan chega a Santa Catarina e Brusque é o primeiro destino

A Carreata de Natal Havan chega a Santa Catarina nesta quarta-feira, 21, e inicia o trajeto por Brusque (SC). O desfile dos caminhões percorrerá as principais vias do município, passando também pela loja matriz, a partir das 19h30, com presença do Papai Noel e do empresário Luciano Hang. Desde o fim de novembro, a carreata está nas ruas e, pela primeira vez, o destino principal foi o interior de São Paulo. Para fechar mais uma...
Continuar lendo...

CRAS realiza palestra sobre o aumento do número de casos de violência feminina

No dia 5 de dezembro, o Centro de Referência de Assistência Social de Guabiruba (CRAS) realizou uma palestra sobre o aumento do número de casos de todos os tipos de violência. Outro motivo, também, é em alusão à data de 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra Mulheres e Meninas. A palestra foi voltada aos servidores da Assistência Social, Saúde e Educação. O intuito da...
Continuar lendo...