Serviços previdenciários em Santa Catarina com resoluções

Duas novas resoluções do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina passam a regulamentar e normatizar os serviços previdenciários em 2022. Com o objetivo de também orientar os requerentes aos benefícios de pensão, aposentadoria, entre outros, o Iprev publicou os novos documentos no começo de junho para substituírem as versões de 2021. 

“Por conta da pandemia, os órgãos públicos fecharam, então começamos a atender por e-mail em 2020 e regulamentamos isso em 2021. Agora, passada a fase crítica da pandemia, estamos aperfeiçoando os serviços. Desenvolvemos uma forma de procedimento direto pelo portal gov.br (do Governo Federal), com facilidade para comprovação de identidade, formulário digital de anexação dos documentos e ainda eliminamos a parte de reconhecimento do cartório”, afirma o presidente do Iprev, Marcelo Panosso Mendonça. 

As orientações para o preenchimento, seleção de documentos, prazos, diligências, dentre outras, estão contidas na Resolução 001/2022. O texto 002/2022 trata dos procedimentos para solicitação de serviços e as relações com o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e) e o Portal de Serviços. 

Segundo o presidente da autarquia, o órgão recebia, até então, os pedidos por e-mail e havia uma margem grande para erros no requerimento, principalmente na relação documental. Atualmente, com o novo sistema, a Resolução indica e o formulário exige toda relação, o formulário cai direto na gerência ou diretoria responsável e há controle exato sobre os processos iniciados e finalizados. 

“A partir das novos documentos, estamos orientando as pessoas, como deve ser feito, por onde e com quais documentos. Estamos facilitando a vida de todos e acelerando os processos no Iprev”, diz o presidente, que completa: “A média dos últimos cinco anos é de 6 mil processos por ano. Só até agora, com cinco meses completos apenas, já temos 4 mil e 500. Vamos bater 9 mil em 2022 com tranquilidade. É um acréscimo significativo”, finaliza. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Capotamento deixa mulher ferida no Nova Brasília

No final da noite deste domingo (11), por volta das 23h19, o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de capotamento de um carro na rua Rafael Flor, bairro Nova Brasília, em Brusque. No local, as guarnições encontraram a vítima, uma mulher de 31 anos, que estava dentro do veículo. Os militares realizaram a retirada da vítima do carro, que estava consciente e orientada. A guarnição realizou os primeiros atendimentos...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Muro desaba e deixa famílias com carros trancados

Um muro desabou e trancou a passagem de uma rua na noite de segunda-feira (17). Foi por volta das 22h, na rua PM-017, transversal da João XXIII, no bairro Primeiro de Maio, em Brusque. Duas famílias que residem no local ficaram impossibilitadas de sair de carro. Imagens feitas no local pela equipe da Rádio Cidade mostram a rua trancada, com muito barro e uma parte da estrutura correndo o risco de desabar. No momento em que a equipe esteve no local chovia. Um dos...
Continuar lendo...

Seleção de candidatos interessados em trabalhar na Fenarreco inicia segunda

A partir de segunda-feira (22), os interessados em trabalhar na 35ª Fenarreco podem comparecer ao Sine para preencher a ficha de cadastro. Há vagas, temporárias, para segurança, limpeza, brigada, caixa, recepção, entre outras. A contratação é feita diretamente pelas empresas que participaram e venceram as licitações para prestar serviço na festa. Mais informações podem ser obtidas no Sine, na...
Continuar lendo...