Fundema organiza o 2º Bikenique

Pedalar é muito bom. Fazer piquenique também. E da união das duas atividades, surgiu uma excelente opção de lazer e entretenimento junto à natureza para famílias e amigos. No domingo, dia 26 de junho, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema), promove o 2° Bikenique. O passeio ciclístico tem largada programada para as 09 horas na Praça Sesquicentenário e chegada no Parque das Esculturas, com piquenique coletivo e aula de yoga.  

O evento está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com a promoção dos seguintes ODS: 13, que visa tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, com a ação de caráter educativo e a conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.   Também o ODS 3, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades, promovendo saúde mental e bem-estar. 

Ainda, promove o ODS 11, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis proporcionando acesso a espaços públicos inclusivos e promovendo uso de transportes sustentáveis. E o ODS 12, que almeja assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis  levando informação às pessoas a respeito da conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza. Brusque está comprometida com a Agenda 2030 e a Fundema está fazendo a sua parte para o desenvolvimento sustentável do município.   

No Bikenique também está prevista a premiação dos três alunos vencedores do concurso de redação que teve como temática: “O papel da bicicleta no enfrentamento às mudanças climáticas”. O primeiro colocado vai ser contemplado uma bicicleta, oferecida pela empresa Zen S/A, signatária do Movimento ODS Brusque. O segundo lugar recebe um vale-compra no valor de R$ 150,00 para aquisição de artigos esportivos da marca Decathlon, doado pela Latina Têxtil – signatária do Movimento ODS Brusque. E o terceiro lugar ganha dois ingressos de cinema, ofertados pelo Cine Gracher.

Como forma de estimular a solidariedade, a organização solicita que os participantes levem um quilo de alimento não perecível como doação e inscrição no Bikenique. E os participantes podem levar seu próprio lanche para o piquenique, onde vão ser oferecidas frutas. “Pedimos às pessoas para que levem também sua caneca e garrafinha de água, pois o evento tem como objetivo ter a mínima pegada de carbono”, reforça a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes.

O Bikenique é uma promoção da Fundema com apoio do Núcleo de Gestão Ambiental da AciBr, ZEN S.A, Latina Têxtil, Cine Gracher, GTB, Defesa Civil, Comitê ODS Brusque, Secretaria da Educação, Dana Aromaterapia e Colégio Cônsul Carlos Renaux.

Stadradeln

O Bikenique também serve para marcar o início do Stadradeln, competição internacional de quilometragens pedaladas em que Brusque participa em disputa com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, entre os dias 26 de junho a 16 de julho. Esta competição ocorre desde 2017 e está relacionada ao projeto de mitigação climática que Brusque possui com o Distrito de Karlsruhe, a partir de 2015.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Paróquia São Luís Gonzaga completa 149 anos e inicia o Ano Jubilar

Ao completar 149 anos de criação neste domingo, 31 de julho, a Paróquia São Luís Gonzaga deu início, na missa das 9h, ao Ano Jubilar. Até julho de 2023 diversas atividades farão parte da programação deste tempo, que marca a história de 150 anos de criação da primeira paróquia de Brusque, hoje formada por onze comunidades e sua matriz, no Centro da cidade. Com missa presidida por Dom Murilo Ramos...
Continuar lendo...

Acidente com quatro carros deixa mulher e criança feridas

No início da noite desta quinta-feira (14), por volta das 18h37, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente na rodovia Antônio Heil. Foi no bairro Santa Terezinha, em Brusque. Segundo informações repassadas à reportagem da Rádio Cidade no local, a colisão envolveu quatro veículos. A passageira de um dos carros, uma mulher de 18 anos e criança de 2 anos, foram levados para o Hospital Azambuja com...
Continuar lendo...

Audiência Pública debate segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor

Em mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Brusque, a segunda etapa, foi debatida em audiência pública na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (29). O evento apresentou os resultados da Leitura da realidade territorial do município O encontro contou com a apresentação de cinco itens que foram expostos ao público presente: Uso, ocupação e conectividade do território; Produção,...
Continuar lendo...