Uniedu bate recorde de bolsas para o primeiro semestre

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) já registrou em 2022 o número recorde de beneficiados em um único semestre. O Governo do Estado contemplou 31,1 mil estudantes universitários com bolsas de graduação antes mesmo do fim de junho. Esse número é 32,8% maior em relação ao registrado nos primeiros seis meses de 2021, quando 23,4 mil estudantes foram beneficiados.

“Ficamos muito felizes o fortalecimento do Uniedu está mudando a vida de milhares de estudantes. Os catarinenses contam com um grande programa de Estado para conseguir concluir o ensino superior e avançar na qualificação. É esse olhar especial para cada nível de ensino, garantindo investimentos para todos, que Santa Catarina seguirá no rumo do desenvolvimento” afirma o secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde, com R$ 455 milhões. O número é 26,7% superior comparado ao valor investido no programa no ano passado, de R$ 359,6 milhões. Estes recursos são repassados às instituições de ensino superior conforme as bolsas são concedidas aos estudantes.

Aumento de procura pelo programa

Com a ampliação do programa, também foi registrado aumento significativo na procura por bolsas nos primeiros meses. Houve crescimento de 60% no número de estudantes cadastrados em relação ao ano de 2021, com 65.152 inscrições no primeiro semestre. A partir desses cadastros, as instituições de ensino superior selecionam os estudantes que serão contemplados pelo programa, seguindo uma lista de critérios.

Como é definida a porcentagem da bolsa?

Os estudantes de graduação contemplados pelo Uniedu recebem bolsas em valores que podem variar entre 25% e 100% da mensalidade dos cursos em que estão matriculados. A definição deste valor é de responsabilidade da instituição de Ensino Superior em que eles estão matriculados.

A priorização das bolsas segue o índice de carência, que automaticamente seleciona os estudantes que mais necessitam do auxílio. Esse índice leva em conta a renda familiar, a moradia, os bens no nome da família, a despesa com educação com outros membros da família, a despesa familiar mensal com transporte para estudo, a despesa com tratamento de doenças crônicas e a quantidade de integrantes da família. Este critério é definido pela Portaria nº 1.625 de 2020.

Concessão é realizada pelas instituições de Ensino Superior

Antes de realizar sua inscrição no sistema do Uniedu, o estudante deve verificar se a instituição de ensino superior é cadastrada. Depois, ao preencher seus dados, são solicitados diversos documentos relacionados à renda familiar do interessado, que podem ser consultados neste tutorial.

A concessão da bolsa é de inteira responsabilidade da instituição de ensino superior do estudante, que possui uma equipe técnica responsável por elaborar um edital próprio, conferir os documentos apresentados no momento do cadastro e fiscalizar todo este processo. Neste link, você confere os integrantes da equipe na sua instituição.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vereadora crítica mudança de cor na decoração natalina

A semana começa com polêmica em Brusque. Tudo devido a uma publicação da vereadora Malina Oliveira Schiessl (PT), nas redes sociais. No post feito na noite deste domingo (4), a vereadora questiona as cores das luzes na ponte estaiada. Devido à época de Natal, Marlina questionou em um primeiro post o porquê de a iluminação da ponte estaiada não ser vermelha e sim azul. Ela chega a chamar de ‘tosquice’ a atitude de...
Continuar lendo...

Taliari volta a ser relacionado após cirurgia no joelho

Depois de onze meses longe dos gramados, meia-atacante Gabriel Taliari, de 25 anos, voltou a ser relacionado para uma partida oficial pelo Brusque Futebol Clube. O último jogo que o Taliari jogou foi no dia 17 de julho de 2021, na vitória do Quadricolor por 2 a 1 de virada em cima do Botafogo, no estádio Augusto Bauer.  Naquele jogo, Gabriel Taliari, em disputa de bola com o centroavante Rafael Moura, acabou tendo a pior notícia até então da sua...
Continuar lendo...

Polícia Federal faz apreensões em Brusque e Guabiruba

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (30) o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Brusque e Guabiruba. Trata-se de megaoperação contra o tráfico internacional de drogas, que tem ações semelhantes, ainda, em cidades do Rio Grande do Sul Amazonas, Paraná e Rondônia, além da capital paraguaia, Assunção. A informação é de que a operação faz parte de...
Continuar lendo...