Operação Alerta Vermelho engaja universitários em Brusque

Com o intuito de orientar a população brusquense sobre riscos de incêndio, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) em parceria com o Corpo de Bombeiros de Brusque desenvolve o projeto Operação Alerta Vermelho. O trabalho, que consiste em realizar visitas e entrevistas nas residências, busca levantar dados quanto à adoção de medidas preventivas contra possíveis riscos ao patrimônio e, principalmente, à vida. 

O Subtenente BM, Chefe da Seção de Instrução e Ensino e Coordenador de Projetos Comunitários da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque e do Projeto Alerta Vermelho, Carlos Rodrigo da Silva, explica que logo no primeiro encontro os acadêmicos bolsistas são orientados sobre como abordar e averiguar a segurança das residências.

Do segundo ao quinto encontro os estudantes vão efetivamente a campo e visitam essas residências, que geralmente são em locais mais afastados da região central e do próprio quartel, localizado no bairro Águas Claras. 

A acadêmica de Psicologia, Ana Flávia Imhof, está entre os 16 acadêmicos bolsistas que integram, neste semestre, o Operação Alerta Vermelho. “Este é o meu primeiro projeto de Extensão Social com Visão Educativa que tenho mais contato com a comunidade e com o restante do grupo, o que possibilitou que eu desenvolvesse mais o diálogo e a comunicação interpessoal, características muito importantes na minha profissão. Além disso, poder ajudar a população com informações sobre segurança é algo muito gratificante”, evidencia Ana Flávia. 

De acordo com o subtenente Silva, a atuação dos acadêmicos tem somado às ações do Corpo de Bombeiros. “A parceria que temos com a UNIFEBE é de longa data e se mostra cada vez mais importante, pois somente o nosso efetivo não conseguiria realizar com frequência essas visitas de orientação e vistoria. Com o auxílio dos alunos conseguimos atingir mais de 170 residências visitadas, um número muito expressivo para esse projeto”, enfatiza Silva. 

Bolsas de Estudo 
O Operação Alerta Vermelho é um dos Projetos de Extensão Social com Visão Educativa desenvolvidos pela UNIFEBE com os acadêmicos contemplados pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU). 

“Em projetos como esse os estudantes retribuem para a população catarinense o incentivo financeiro que receberam por meio das bolsas de estudo. O intuito principal é desenvolvermos cidadãos participativos, engajados e que realmente saibam fazer a diferença”, frisa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(Vídeo) Vereadores pedem esclarecimentos sobre estrutura precária de prédio do CRAS

Os problemas estruturais da unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Lageado Baixo voltaram a ser o foco de manifestações públicas. Em julho, eles haviam sido abordados pela Rádio Cidade e, na última terça-feira (6), quatro vereadores assinaram um pedido de esclarecimentos ao Poder Público sobre a situação. Os relatos de usuários indicados por Ronaldo Kohler, Vilmar Gums, Wagner...
Continuar lendo...

Corpo de criança é localizado em carro que desapareceu com mãe e filha

A Mitsubishi  Pajero TR4 que estava desaparecida com mãe e filha, no Rio Palmeiras, em Rio dos Cedros, foi localizada e retirada das águas, nesta segunda-feira (5). Buscas eram realizadas desde o domingo. Ao retirar o carro, foi encontrado o corpo da menina de seis anos. A última atualização indica que o vidro do lado do motorista estava aberto e as buscas seguem sendo feitas no local. Mergulhadores do 3º Batalhão de Bombeiros Militar atuam...
Continuar lendo...

Família é rendida e ameaçada em assalto no Centro de Brusque

O assalto a uma residência movimentou policiais no Centro de Brusque na noite de ontem, quinta-feira (18). Foi por volta de 22h40. De acordo com relato do 18º BPM, dois homens chegaram no imóvel e anunciaram o roubo. Eles estavam armados, renderam os moradores e os ameaçaram. Ainda segundo a PM, a família dormia quando a dupla chegou ao local e foi acordada pelas ameaças e barulho. Os dois levaram um aparelho celular e quantia em dinheiro não...
Continuar lendo...