Show de Renato Borghetti abre oficialmente a Semana de Aniversário de 162 anos da Cidade

Uma noite repleta de cultura e emoção no Instituto Aldo Krieger marcou neste sábado (30), a abertura da 10ª Semana Aldo Krieger e também, a programação festiva pelos 162 anos de fundação de Brusque. E o responsável por aquecer os corações de todos os presentes foi o renomado músico gaúcho Renato Borghetti, que apresentou grandes sucessos de sua carreira junto com o violonista Rodrigo Erbs. 

Para o artista, poder trazer música para uma casa que respira música, a um local que respira música, é muito bom. Grato por abrilhantar a abertura da 10ª edição da Semana Aldo Krieger e também da Semana de aniversário de Brusque, Renato Borghetti fez questão de enaltecer a dedicação à cultura no município. “Acho muito importante esse trabalho que fazem de manutenção da memória, das obras, das partituras, do acerto. A gente nota um cuidado muito bonito. E acho que isso já serve como um grande exemplo”, destacou.  

Já o presidente do Instituto Aldo Krieger (IAK), Carmelo Krieger, fez questão de ressaltar sua gratidão ao músico brusquense Bruno Moritz Neto, pela iniciativa de criar a Semana Aldo Krieger e de destacar a importância do evento, que leva o nome de um dos ícones da cidade, e que se projetou em outras cidades, no estado e também fora, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa justa homenagem que o Bruno criou, marca, sempre, um acontecimento de suma importância para o município, para a música, para a arte de um modo geral”. 

Como idealizador da Semana Aldo Krieger, o músico brusquense Bruno Moritz Neto, frisou que trabalhar com a cultura, a sua preservação, nunca é demais. “A importância da cultura e do fazer cultural do Aldo Krieger, para a nossa cidade, foi um salto gigantesco. Aldo tem, desde músicas para artista solo quanto músicas para grupo, coral, sinfônica. E ele fez isso em uma época muito difícil para essa produção, em que a informação não era acessível como hoje, onde é só acessar um site e fazer uma pesquisa. Ele (Aldo) realmente teve que criar ferramentas para trabalhar com isso”, analisou. 

Ele destacou ainda que o fato de estar no Instituto Aldo Krieger, nesta abertura da Semana Aldo Krieger e da Semana de Brusque, permite que todos vejam algumas ferramentas que Aldo usava para fazer cópias antes mesmo da própria máquina de xerox existir. “A gente vê a vontade de manter a cultura e de fazer música, de gostar daquilo e viver daquilo. Pra mim, é uma coisa que toca muito, porque é algo que a gente vê, especialmente nestes dois últimos anos, em que ficamos parados com a pandemia, o quanto faz falta a cultura, a música, o teatro, as artes líricas e tudo o mais. Então, estamos vendo uma homenagem mais do que merecida ao grande maestro Aldo Krieger”, completou.  

Presente ao evento, o Prefeito Ari Vequi citou que abrir a semana de aniversário de 162 anos da cidade com o show de Renato Borghetti é motivo de muita alegria. “Um bonito show na casa cultural da cidade, a casa do nosso maestro Aldo Krieger. Iniciamos a programação com uma bela noite e teremos outros grandes eventos ao longo de toda a semana”, finalizou. 

Quem foi Aldo Krieger

Nascido em Brusque em 05 de Julho de 1903, Aldo Krieger desde cedo revelou seu talento natural espontâneo, o que fez dele um dos mais significativos compositores catarinenses, cuja obra faz parte da formação da cultura musical brasileira. Começou a estudar música aos sete anos de idade e ainda adolescente, aprendeu a tocar bandoneon, violino, violão, clarinete e saxofone.  O maestro e professor de música fundou o Conservatório de Música de Brusque e foi o autor de inúmeras composições para Piano, Canto Coral, Banda de Música, além dos Hinos do Centenário de Brusque e Blumenau, Hino da Associação Coral de Florianópolis, entre outros. Faleceu em Florianópolis no ano de 1972. 

Agenda prossegue

A programação da 10ª Semana Aldo Krieger prossegue neste domingo (31), a partir das 15 horas, no IAK, com Roda de Choro com o Grupo Chopp com Rosca. Já a programação dos 162 anos da cidade tem sequência às 10h30, no Santuário de Azambuja, com a Missa em Ação de Graças, e logo depois, às 12h, entrega das obras de drenagem e pavimentação da rua Gustavo Imhof, no bairro São Pedro.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Casa é atingida por incêndio e dois são encaminhados para o hospital

Uma casa de alvenaria e madeira foi destruída pelo fogo na madrugada deste domingo (11), na rua Francisco Frederico da Silva. Devido ao fogo, além dos cômodos do imóvel de cerca de 90 metros quadrados, parte do telhado acabou caindo.  Unidades do Corpo de Bombeiros foram acionados para atuar no local por volta das 4h. Um total de cinco viaturas, seis bombeiros militares, além de seis bombeiros voluntários e dois alunos foram necessários...
Continuar lendo...

Prefeitura dobra arrecadação de alguns impostos em quatro anos

Uma pesquisa realizada pelo Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) apontou crescimento na arrecadação das principais receitas municipais pela Prefeitura de Brusque, entre os meses de janeiro a julho de 2022. Quanto ao percentual de aumento, o destaque fica a critério do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que cresceu 121% em 2022, comparado ao mesmo período do ano de 2018.  O IPTU é um dos principais tributos municipais cobrado,...
Continuar lendo...

Lacen confirma primeiro caso de varíola dos macacos, em Brusque

Uma nota oficial, emitida na noite deste sábado (30), confirma o primeiro caso da varíola dos macacos em um morador de Brusque. O diagnóstico foi comunicado pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen) para a Diretoria de Vigilância em Saúde brusquense no mesmo dia. No texto é indicado que a vítima é um jovem de 24 anos, que chegou a ter contato com pessoas de outros estados recentemente e que chegou a apresentar os sintomas...
Continuar lendo...