Dia D Ecoponto recolhe meia tonelada de resíduos

O Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) promoveu na última quinta-feira, 11 de agosto, a segunda edição do ano do Dia D Ecoponto. O evento, realizado desde 2014, ocorreu novamente nas dependências do Sesc, e recebeu diversos moradores de Brusque e da região que realizaram o descarte de pilhas, baterias, materiais eletrônicos, lâmpadas e também de esponjas secas. Ao todo, mais de meia tonelada de resíduos foram recolhidos e terão, a partir de agora, a destinação correta. 

“O Ecoponto se tornou um evento que a própria comunidade passou a querer, a se interessar quando será a próxima edição, pois as pessoas já se habituaram a dar o descarte de forma mais imediata. Como Brusque não possui um ponto oficial de coleta, o Ecoponto auxilia neste processo. E esse retorno da população é sinal de que estamos no caminho certo, pois a maioria das pessoas já está consciente a respeito da importância do descarte, afinal, aqui vimos pessoas de todas as idades contribuindo, trazendo desde uma pequena pilha até materiais eletrônicos”, comentou a vice-coordenadora do Núcleo, Gabriela Lamin. 

Esponjas
Esta foi a segunda edição do evento que contou com o recolhimento de esponjas, itens que em sua maioria, são descartados no lixo comum. De acordo com a coordenadora do Núcleo, por terem plástico em sua composição, as esponjas podem passar pelo processo de política reversa, onde as mesmas são encaminhadas ao próprio fabricante, que realiza o beneficiamento, para que o material volte para a população como produto. Para isso, são necessários 5kg de esponjas para serem enviados à empresa. “É mais um material que poderia estar se degradando no meio ambiente e, quanto mais pudermos enviar produtos para a reciclagem, melhor. Ficamos felizes em ter o apoio de diversas empresas, bem como voluntários para a coleta dos materiais, além de orientar a comunidade sobre a importância do cuidado com esses resíduos, não só para o meio ambiente, mas também para a questão social, pois muitas pessoas e empresas dependem da reciclagem”, acrescentou Gabriela. 

Oficinas e conscientização 
Nesta edição, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) foi novamente parceira do evento, por meio de oficinas de educação ambiental para as crianças: tanto para alunos do Sesc, como também crianças que acompanharam seus pais no descarte dos itens. Uma das oficinas realizadas foi a de “bombas de sementes”, uma técnica ancestral japonesa usada para reflorestar terrenos acidentados, que consiste na utilização de papel picado (reaproveitado) e molhado, que envolve um pouco de substrato e sementes, como a de girassol, por exemplo. “É uma grande oportunidade de conscientizar as crianças, não apenas do descarte correto, mas como elas podem se engajar e fazer parte de um movimento maior, para melhorar o local onde elas moram. As crianças adoraram, se envolveram, algumas inclusive levaram para presentear os pais no Dia dos Pais. E sabemos que ações assim fazem com que no futuro elas estejam aqui como adultos, doando resíduos para o descarte correto”, comenta a responsável pela Educação Ambiental da Fundema, Viviane Lemes. 

A representante da Fundema também destacou a importância da união entre os diversos setores da sociedade, em ações como a do Ecoponto, em prol do meio ambiente. “Os resíduos são uma responsabilidade compartilhada, ou seja, não somente do órgão ambiental ou público, mas também das empresas e da população como um todo. E essa parceria auxilia as pessoas a contribuírem e exercerem a parte delas para o descarte correto”, completou.

Entre as pessoas que foram até o Sesc para deixar alguns materiais estava o aposentado Márcio Leiva, morador de Tomaz Coelho, que costuma guardar os itens em casa até a realização de eventos, como o Ecoponto, para dar a destinação correta. “Sabemos que alguns materiais, como as pilhas, são muito nocivos, por isso a importância de guardar em casa e trazer aqui no Ecoponto, para evitar a contaminação. E a sensação é de contribuir para um meio ambiente melhor, que faz bem para a vida de todos”, pontuou.

O público que levou os itens até o local também recebeu a doação de mudas de flores, como forma de agradecimento pela contribuição. 

A próxima edição do Dia D Ecoponto deve ser realizada em 2023.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Fenarreco 2022 é oficialmente lançada em Brusque

Faltando pouco mais de um mês e com presença da realeza, bem como das demais autoridades da cidade, foi lançada oficialmente na noite desta segunda-feira (5), no clube Caça e Tiro Araújo Brusque, a 35 edição da Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco. Considerada uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina, a Fenarreco de 2022 irá ocorrer do dia 8 a 16 de outubro. A reportagem da Rádio Cidade conversou com o Secretaria...
Continuar lendo...

(Vídeo) Homem é atingido por quatro disparos, em Itajaí

Uma tentativa de homicídio foi registrada por câmeras de monitoramento, no bairro Cordeiros, em Itajaí. O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (19) e a vítima chegou a ser atingida por quatro tiros. Pelo menos cinco tiros deixaram marcas em vidraçaria ou parapeito de um estabelecimento comercial da avenida Guanabara. Na rua Pernambuco foram encontradas mais duas marcas de tiro em um portão. Informações preliminares...
Continuar lendo...

Audiência Pública discute processo de Revisão do Plano Diretor de Brusque

Audiência Pública prevista para o dia 29 de agosto, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Brusque, vai servir para discutir a segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor Municipal.  Chamada de ‘Leitura da realidade territorial do município’, a reunião vai ter cinco itens na pauta a ser apresentada e apreciada: Uso, ocupação e conectividade do território; Produção, consumo e...
Continuar lendo...