Conhecido pelo otimismo, o empresário Marcelo Gevaerd, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque (Sindilojas), mantém essa perspectiva quanto à movimentação do comércio neste ano de 2022. Números levantados pela Federação do Comércio de Bens e Serviços de Santa Catarina (FecomércioSC), da qual é um dos vice-presidentes, mostra que as vendas do varejo estão em crescimento nos últimos quatro meses.
Segundo ele, em entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, nesta quinta-feira (25), a alta neste período no volume de vendas foi de 1,5%. O setor, inclusive, vem contratando mais, somando mais de 3,6 mil postos de emprego abertos no primeiro semestre.
Apesar do numero positivo, ele está abaixo do apresentado em 2021, quanto foram abertas mais de 11 vagas de emprego no estado. “Mas, estamos em franco crescimento. A maior parte dos segmentos do comércio está com volume de vendas positivo em 2022”, ponderou ele.
Entre os setores que apresentaram esse crescimento, ele destaca o de artigos farmacêuticos (10,2%), veículos, motocicletas e peças (18,4%), livros, jornais, revistas e papelarias (20,3%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (22%).
No entanto, em sentido contrário está o setor de construção, que vem apresentando queda nas vendas. É o caso de materiais de construção (-2,5%), móveis e eletrodomésticos (-2,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,5%).
“Muito próximo do zero. Acho que não é nada para se preocupar tanto”, frisou o empresário.
Para Gevaerd, o comércio em geral apresentou recuperação após o período de pandemia. O percentual de crescimento gira na casa dos 7%. A área de serviços puxa a alavancada, com cerca de 4,8% de crescimento no período de 2022. Este setor, inclusive, lidera a geração de empregos formais no país. Somente em Santa Catarina, foram mais de 43 mil postos de trabalho abertos este ano.
Gevaerd reclama, no entanto, que o comércio enfrenta um grande problema: a falta de mão de obra qualificada. Para isso, a Fecomércio liberou uma série de cursos para a região, todos de forma gratuita. Parceria, inclsuive, com a Prefeitura de Brusque foi formada para fomentar a ação.