Banco Central comunica vazamento de dados de 137,3 mil chaves Pix

Cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. (Abastece Aí) tiveram dados vazados, informou hoje (16) o Banco Central (BC). Esse foi o quarto vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Como um cliente pode ter mais de uma chave Pix, o BC informou que o total de pessoas (físicas e jurídicas) afetadas chega a 137.122. Cada pessoa física pode ter até cinco chaves para cada conta e cada pessoa jurídica pode ter até 20.

Segundo o BC, o vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

O incidente ocorreu entre 1º de julho e 14 de setembro e expôs os seguintes dados: nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta, data de criação da chave Pix. Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo da Acesso ou do internet banking da instituição.

O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até a exclusão da Acesso do sistema do Pix.

Histórico

Esse foi o quarto incidente de vazamentos de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Em agosto do ano passado, ocorreu o vazamento de dados 414,5 mil chaves Pix por número telefônico do Banco do Estado de Sergipe (Banese). Inicialmente, o BC tinha divulgado que o vazamento no Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi revisado mais tarde.

No último dia 21, foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento terem informações vazadas. No início de fevereiro, 2,1 mil clientes da Logbank pagamentos também tiveram dados expostos.

Nos três casos anteriores, foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Apae reúne bom público na comemoração aos 40 anos da entidade

A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque foi palco de muita alegria, encontros e confraternização nos dias 16 e 17 de setembro, com a realização da 40ª Festa da entidade. Este ano, o evento, que comemorou 40 anos de seu início e já se estabeleceu no calendário brusquense como uma das festas mais prestigiadas da cidade, voltou a ser realizado presencialmente, após dois anos, por conta da...
Continuar lendo...

Fenarreco tem 13 candidatas na disputa pelo título de rainha da 36ª edição

Este ano 13 candidatas estão na disputa pelo título de rainha da 36ª Festa Nacional do Marreco. O concurso será realizado no último dia da Fenarreco deste ano, às 20 horas, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. O primeiro compromisso das candidatas será na quinta-feira (22), em um café da manhã no hotel Monthez, onde receberão as primeiras orientações sobre agenda até o grande dia e as regras...
Continuar lendo...

Não pagou pensão alimentícia e acabou na UPA de Brusque

Por volta das 09h33 de ontem, quarta-feira (21), um homem de 36 anos, acusado de não pagar pensão alimentícia, foi preso em Brusque. Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto. De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição foi acionada para prestar apoio a um oficial de justiça, no cumprimento do mandado de prisão.  Diante dos fatos, no local indicado pelo oficial, os militares efetuaram...
Continuar lendo...