UNIFEBE lança revista Saúde e Bem-Estar

Incluir para superar é a manchete da 1ª edição da revista UNIFEBE Saúde e Bem-Estar, lançada oficialmente nesta quarta-feira (21), pela instituição. O material é fruto das pesquisas e atividades desenvolvidas com a comunidade externa, pelos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, sob a orientação dos professores, durante a jornada de curricularização da Extensão do primeiro semestre letivo de 2022. 

No impresso, os quatro cursos de graduação da área da saúde apresentam uma série de reportagens sobre Acessibilidade e Inclusão sobre diversas vertentes. Logo nas primeiras páginas, os acadêmicos de Psicologia apresentam a inclusão às pessoas depressivas, dependentes químicas, as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com transtornos mentais no mercado de trabalho, além de o impacto do mundo pós-pandemia nos adolescentes. 

A inclusão dos cidadãos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema da reportagem produzida pelos estudantes de Medicina, que explicam sobre a própria atuação profissional no SUS, por meio da disciplina de Integração em Saúde e Comunidade (IESC). Os leitores também podem conferir o passo a passo de como, quando e onde o cidadão pode buscar atendimento no SUS, em Brusque. 

Aos acadêmicos de Fisioterapia coube a missão de mostrar o papel da fisioterapia na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas físicas e intelectuais. Na reportagem elaborada pelos estudantes há o relato de um cidadão amputado e de uma adolescente com síndrome de Down, ambos amparados pela fisioterapia no processo de reabilitação e desenvolvimento. 

Por fim, os leitores podem conferir os materiais produzidos pelos estudantes de Educação Física, que apresentam a universidade, o esporte e o ambiente de trabalho como caminhos para a inclusão social. 

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou os acadêmicos e professores envolvidos na produção do material e ressaltou o quanto os últimos acontecimentos mundiais e regionais, diretamente relacionados à saúde da população, como a própria pandemia, por exemplo, evidenciaram ainda mais o papel da ciência na promoção da saúde e tratamento de doenças. 

“Em uma universidade comunitária, esses acontecimentos pautam as ações e os conteúdos acadêmicos, e até determinam a oferta e abertura de cursos superiores. Os profissionais da área da saúde foram protagonistas nesse período, e os estudantes dessas áreas aprenderam que para atuar em Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física é preciso ir além do conhecimento científico. Nosso desejo é que esta revista inspire os leitores, leve informação acadêmica de uma forma fácil e prazerosa e que traga reais contribuições para pessoas, instituições e para a sociedade”, enfatizou a reitora. 

A Revista Saúde e Bem-Estar foi desenvolvida em parceria com a Ideia Comunicação e alguns exemplares impressos estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município. A versão digital do periódico já pode ser conferida na íntegra em unifebe.edu.br.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Hang se desculpa por acusar PT de tentar impedir abertura de loja, diz reportagem

Reportagem veiculada pela Rádio 98 FM, de Natal, capital do Rio Grande do Norte, afirma que o empresário Luciano Hang pediu desculpas por acusar o governo do PT de tentar impedir a abertura da loja inaugurada no domingo (24) naquela cidade. O motivo da situação foi que a empresa não teria cumprido até aquele momento todas as exigências do Corpo de Bombeiros, o que fora confirmado pelo próprio Hang. Conforme a reportagem, Hang pediu...
Continuar lendo...

Motociclista é hospitalizado após acidente no bairro São Pedro

Na madrugada desta quinta-feira (22), um acidente entre um Ford/KA e uma moto Honda/CB Twister, deixou o condutor da moto ferido. A colisão ocorreu por volta das 05h05, na rua São Pedro, em Guabiruba. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrado a vítima, um homem de 38 anos, que estava caído ao lado da via. Ele estava consciente e orientado, apresentando um ferimento no joelho e no pé esquerdo. Os militares realizaram...
Continuar lendo...

Programa Prosperar realiza duas novas reuniões no Samae Brusque

Nesta quinta (22) e sexta-feira (23), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque promoveu a segunda e terceira reuniões do Programa Prosperar, iniciativa que visa construir, em parceria com o Sebrae, o planejamento estratégico da autarquia para os próximos anos.  O encontro de quinta, que contou com a participação de servidores de diversos setores da companhia, teve como objetivo a formulação do...
Continuar lendo...