Relatório de militares não aponta fraude em urnas

O Ministério da Defesa enviou nesta quarta-feira (9), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório produzido pela equipe técnica das Forças Armadas sobre a fiscalização da urna eletrônica.

De acordo com a pasta, o documento traz observações e conclusões sobre o sistema eletrônico de votação, conforme as atribuições que foram dadas pelo TSE às entidades fiscalizadoras.

No ofício em que pede que as sugestões dos militares sejam aceitas, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, cita pontos técnicos que podem ser corrigidos, como investigação da compilação do código-fonte do sistema e a análise minuciosa dos códigos binários executados nas urnas.

"Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado que a ocorrência de acesso à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento".

Os militares fazem parte da comissão de transparência criada pelo próprio TSE para fiscalizar as eleições, que foram encerradas no dia 30 de outubro.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Vereadora crítica mudança de cor na decoração natalina

A semana começa com polêmica em Brusque. Tudo devido a uma publicação da vereadora Malina Oliveira Schiessl (PT), nas redes sociais. No post feito na noite deste domingo (4), a vereadora questiona as cores das luzes na ponte estaiada. Devido à época de Natal, Marlina questionou em um primeiro post o porquê de a iluminação da ponte estaiada não ser vermelha e sim azul. Ela chega a chamar de ‘tosquice’ a atitude de...
Continuar lendo...

Mulher tem crise nervosa após acidente entre ônibus e bicicleta

Uma mulher que era passageira de um ônibus foi encaminhada ao hospital, após sofre uma crise nervosa. O ônibus em que ela estava se envolveu em um acidente com uma bicicleta na manhã desta quinta-feira (17). A colisão ocorreu por volta das 07h58, na rua São Pedro, em Brusque. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrado o ciclista, um adolescente de 16 anos, que estava consciente e orientado, apresentando alguns...
Continuar lendo...

Brusque é ouro no BMX nos Jogos Abertos de Santa Catarina

Um dia especial para o ciclismo de Brusque nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). No BMX, o brusquense Guilherme Ribeiro fez bonito e conquistou o ouro da modalidade, a grande final ocorreu nesta quarta-feira (16), em Rio do Sul. A categoria BMX entrou no JASC em 2010 e até o momento a cidade só havia conquistado medalhas de prata e bronze. Classificação BMX Guilherme Ribeiro - Brusque Edipo Galdino Bonapaz - Itapema Leonardo Antonio de Borba -...
Continuar lendo...