Brusque poderá ajudar cidades e ser ajudada em catástrofes

A Prefeitura de Brusque vai poder prestar auxílio em situações de emergência e calamidade pública a outras cidades quando solicitada. A autorização foi aprovada pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (18).

Conforme o projeto, que teve origem na própria prefeitura, máquinas, caminhões, veículos e servidores públicos poderão ser empregados nestas situações. Os municípios que solicitarem o pedido de ajuda deverão auxiliar em custos com combustíveis, manutenção, zelo e segurança das máquinas, dos equipamentos e dos caminhões, assim como da segurança dos servidores.

A cessão da estrutura se dará por meio de mutirões a serem realizados.

A justificativa apresentada pela Prefeitura é de que Brusque faz parte, através de sua Defesa Civil, do Colegiado de Defesa Civil da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - AMVE, que “conta com 14 municípios na região, onde ocorrem eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais ou ambientais, e por consequência, gerando prejuízos econômicos e sociais.

Assim, a proposta além de possibilitar que Brusque realize mutirões de trabalho em benefício de outros municípios, poderá beneficiar o Município com o auxílio mútuo, quando necessário”.

“Sabemos que, muitas vezes, quando temos chuva, vendavais, as nossas rodovias sofrem prejuízos. Não temos parceria com o governo do estado, mas temos com os municípios”, disse o vereador Jean Pirola (PP).

O projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões