História da Fenarreco é contada em documentário

A Festa Nacional do Marreco terá sua história eternizada no documentário “Fenarreco - a história mais gostosa do Brasil”, produzido pela empresa brusquense Prime Filmes, com direção de Denise Serafini. O documentário será lançado no dia 30 de novembro, às 18h30 no Cine Gracher do Shopping Gracher. A entrada é gratuita, conforme disponibilidade de lugares. 

A obra traz depoimentos e momentos marcantes dos 35 anos de festa, contados por quem os vivenciou, destacando principalmente os primeiros anos, até chegar nas edições atuais. Entre os convidados estão Valdir Walendowsky e Rolf Kaestner, que junto de outros nomes são considerados os idealizadores da Fenarreco, Oscar Campi, filho de Osvaldo Campi, família que por muitos anos cuidou da gastronomia da Fenarreco, o turismólogo Ademir Moraes, que sempre participou da festa, dona Ieda Hatke, que foi a primeira rainha, entre outros. 

“O objetivo principal do projeto foi resgatar como começou a Fenarreco. Essas falas comentam os desafios de fazer uma festa lá na década de 1980, quando Brusque estava vivenciando aquela dor da enchente de 1984”, comenta a diretora, que além desta também já atuou em outros documentários de resgate histórico na região.

Nos depoimentos, os convidados relembraram desafios do início, como fazer o cálculo de quanto marrecos precisariam ser servidos, até mesmo o local em que a festa seria realizada. “Todo documentário resgata essa essência da Fenarreco ser uma festa família, para resgatar a cultura germânica. O próprio Ademir fala muito sobre essa questão, além de várias curiosidades de episódios que aconteceram durante a festa que as pessoas nem imaginam”, antecipa Denise. 

História eternizada

Além do documentário, o projeto também contempla um fotolivro que será lançado no 1ª trimestre de 2023, com recortes da festa. O livro será distribuído gratuitamente, assim como o acesso ao documentário em sua sessão de exibição de  estreia. 
Toda comunidade é convidada a prestigiar o lançamento do documentário. A entrada é gratuita, mas os lugares são limitados. A organização convida a quem puder levar 1 kg de alimento não perecível, que depois será destinado à APAE Brusque.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque perde para o Avaí na semifinal da Copinha

Na tarde desta quarta-feira (23), no CT do Marreco, aconteceu a primeira partida da semifinal da Copa Santa Catarina (Sub-17), entre Brusque e Avaí, em uma partida muito equilibrada o time visitante saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0. O primeiro tempo foi marcado por boas oportunidades para os dois times, os goleiros se destacaram por boas defesas, no segundo tempo o Brusque melhorou a produtividade ofensiva, com a entrada do meia Terra, e após cruzamento pela esquerda o...
Continuar lendo...

Mais de 12 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos

Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guarnições do Posto 8 e Posto 3 da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) resultou na apreensão de um veículo carregado de cigarros contrabandeados. O fato aconteceu por volta das 1h20 da madrugada de sábado, 26, na SC-355, em Videira.  O condutor do veículo, quando percebeu que seria abordado tentou fugir sentido a cidade de Fraiburgo. Minutos...
Continuar lendo...

Defesa Civil alerta para risco de chuva forte nas próximas horas

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou um alerta de chuva de intensidade forte e persistente no estado nas próximas 3 horas, com alagamentos e rajadas de vento previstos até pelo menos as 19h de hoje (27). De acordo com o alerta, há risco de enxurradas e deslizamentos nos municípios catarinenses Apiúna, Araquari, Ascurra, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Benedito Novo,...
Continuar lendo...