Tarifa de energia elétrica deve subir em 2023

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição.

A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.

No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Denúncia de violência doméstica revela existência de arma e munições

Duas armas de fogo foram encontradas na tarde desta quarta-feira (23) após a Polícia Militar ser acionada para uma ocorrência de violência doméstica no bairro santa Luzia, em Brusque. Durante a ação, um homem de 48 anos foi preso. Segundo relatório enviado pela PM, no local a guarnição conversou com uma mulher de 40 anos. Ela relatou que seu companheiro havia lhe ameaçado e que o mesmo possuía duas armas de...
Continuar lendo...

Polícia prende três pessoas em operação contra furtos de cargas

Nesta sexta-feira (25), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou uma operação nos Estados de Santa Catarina e Paraná visando apurar furtos de cargas. A investigação iniciou no mês de agosto, após o furto de uma carga de farelo de soja e de um semirreboque na cidade de Itajaí. Foram cumpridos mandados de...
Continuar lendo...

Manutenção da Celesc causa transtornos no tratamento de água

O Samae de Brusque, publicou uma nota nesta tarde de sexta-feira (25), sobre os diversos transtornos no tratamento de água, devido as manutenções realidas pela Celesc. Confira a nota na íntegra: "O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque informa que, em decorrência de manutenções realizadas pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), está passando por diversos transtornos...
Continuar lendo...