Jovens são maiores vítimas fatais de acidentes de trânsito no mundo

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para o aumento crescente de mortes no trânsito. A entidade aponta que a cada 24 segundos uma pessoa morre nas estradas.

Segundo a ONU, esta já é a maior causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos no mundo. 90% delas acontece em países de renda baixa e média.

No Brasil, os números também são preocupantes: só este ano, segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, já foram mais de 10 mil mortes. Especialistas avaliam que o custo é grande, tanto pelas vidas quanto pelo impacto no sistema de saúde.

Fernando Diniz é pai de Fabrício Diniz, morto em 2003, aos 20 anos. Ele explica que Fabrício não dirigia, e era carona no carro de um motorista que havia ingerido bebida alcoólica. Fernando é presidente da ONG Trânsito Amigo, entidade que teve papel decisivo na aprovação da 11.705, de 2008, conhecida popularmente como Lei Seca.

No Rio de Janeiro, um levantamento do Detran mostra que o número de vítimas também é maior entre os mais jovens. De janeiro a setembro deste ano, foram mais de 4 mil óbitos de pessoas entre 18 e 29 anos.

Renato Dias, presidente da Associação Brasileira de Toxicologia, alerta para a importância do exame toxicológico, obrigatório desde março de 2016 para condutores das categorias C, D e E.

O exame identifica a presença de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo ou pelos por um período mínimo de 90 dias até seis meses.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa entre segunda e terça-feira

Nesta segunda-feira (28), a circulação marítima continua sendo intensificada por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, o que provoca chuva dos planaltos ao litoral catarinense. O tempo se mantém chuvoso com intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste de SC, alternando com momentos de tempo nublado, onde o sol aparece. Entre a tarde e a noite, as chuvas voltam a se intensificar ocorrendo de forma persistente e volumosa...
Continuar lendo...

Apae de Brusque divulga ganhadores da Rifa de 2022

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou nesta segunda-feira, 28 de novembro, a divulgação dos ganhadores da Rifa de 2022 da entidade. Na oportunidade foram divulgados os nomes dos vencedores dos prêmios, com a abertura dos lotes de blocos. O evento foi realizado na sede da instituição com integrantes da diretoria da Apae, alunos e colaboradores. Em mais um ano, os resultados da rifa aconteceram pela...
Continuar lendo...

Chuvas provocam deslizamento no bairro Limeira Baixa

A Defesa Civil de Brusque registrou uma ocorrência devido as chuvas das últimas horas. Trata-se de um deslizamento no bairro Limeira Baixa. A chuva persistente e volumosa deve seguir até segunda-feira (28). A chuva, por alguns momentos, ocorre com intensidade moderada a forte e acompanhada por temporais com rajadas de vento, raios e granizo. O risco para ocorrências associadas como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto. A população...
Continuar lendo...