Sinduscon promove debate sobre segurança pública com Conselho das Entidades

O Conselho das Entidades realizou reunião na tarde de segunda-feira (20), com presidentes e representantes das 14 entidades que o integram, para discutir assuntos relacionados à segurança pública. A reunião foi proposta pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento – Sinduscon e realizada na sede da entidade. O encontro contou com a presença do delegado regional Fernando de Faveri; do comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Pedro Machado Júnior; do subcomandante major Márcio Jean Ricardo; do vereador Jean Dalmolin, representando o presidente da Câmara de Vereadores, André Vechi; e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge.

O presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, iniciou os trabalhos trazendo imagens sobre situações recorrentes de furtos na região do Centro II da cidade e a preocupação com moradores de rua em determinados pontos do município. Ele enalteceu a sensação de insegurança que a população sente ao transitar e trabalhar em locais próximos e abriu o debate com os demais integrantes do Conselho.

A situação dos moradores de rua também foi bastante discutida entre os membros do Conselho, visto que é um problema recorrente em diversos pontos da cidade. O vice-presidente da ACIBr, Marlon Savio Sassi, mencionou que é necessária uma campanha de conscientização junto à população a respeito de dar dinheiro às pessoas que estão nos semáforos, pois agindo assim, a população está ajudando a manter a pessoa na rua. Falou ainda que é preciso avançar em outras discussões, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. “A população tem que entender que a cidade é dela. Nossas entidades auxiliarão os vereadores neste projeto de lei”. 

Ariberto Staack, diretor da CDL Brusque, fez uso da palavra dizendo que é necessário separar os temas, pois uma questão são os moradores de rua e outra os furtos. Com relação ao segundo problema, ele sugeriu maior ação das polícias. 

O presidente da CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, frisou que é preciso criar leis para que as polícias e a prefeitura possam agir em ambas as situações.   

Edemar Fischer, presidente do Centro Empresarial, falou da questão do ‘prende, solta’ e a sensação de impunidade relacionada aos furtos e cobrou ações das polícias e da prefeitura, sobre os moradores de rua.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, abordou o assunto dos moradores de rua, a preocupação constante das entidades sobre o tema e ressaltou que é necessária uma linha de ação concreta do Conselho, para lidar com ambas as situações levantadas na reunião.

O comandante Pedro enalteceu que a Assistência Social da prefeitura é quem tem autoridade para agir no caso dos moradores de rua. Ele frisou que os trabalhos das Polícias Civil e Militar estão sendo feitos, mas comentou sobre o efetivo policial, que impede muitas vezes, a realização de mais rondas policiais, quando as guarnições estão em atendimento de ocorrência. Ele também destacou a importância da criação de novas leis, como a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e citou o exemplo da cidade de Curitibanos, onde a matéria foi aprovada e trouxe reflexos positivos à toda população. O tenente-coronel disse ainda que as entidades podem contar com o apoio da PM com relação a esta lei, bem como à Lei do Psiu, que tem a finalidade de diminuir o ruído na cidade e garantir a qualidade sonora para quem vive na área urbana. Ela é válida apenas para imóveis que não possuem Alvará de Funcionamento, como casas e apartamentos e dá à polícia o poder administrativo de fiscalizar. “São leis possíveis de serem aprovadas na cidade de Brusque”.

O delegado Fernando de Faveri frisou que é necessário, na medida do possível, separar quem está furtando e quem está só na rua. Ele sugeriu começar com a lei de proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, dizendo que o reflexo disso será mais amplo em diversos problemas de segurança pública na cidade. “Chegou o momento de avançarmos nessa pauta. No município de Jaraguá do Sul essa lei já existe desde 2016”, revelou.

Na oportunidade, o vereador Jean Dalmolin se prontificou a levar os temas ao presidente da Câmara, ampliando o diálogo com os vereadores a respeito dos futuros projetos de Lei.

Como deliberação da reunião, o Conselho das Entidades encaminhará um ofício à Câmara de Vereadores, para avançarem nas discussões e contribuírem na elaboração dos projetos. 

Na avaliação do presidente do Sinduscon, Ralf Maschio, o encontro foi bastante produtivo. “O que motivou a reunião foi esse aumento na sensação de insegurança que estamos tendo, diante do crescente número de furtos que vem ocorrendo. É um assunto recorrente na pauta do Conselho das Entidades, mas entendemos que chegou o momento de cobrarmos e avançarmos naquilo que podemos fazer. Algumas ideias foram colocadas e agora vamos elaborar um ofício a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, com a ideia de dois projetos de lei que possam contribuir para este processo. Agradecemos a presença do delegado e comandantes da PM, do vereador Jean Dalmolin e do secretário Ademir, que aqui estiveram, contribuindo com ideias e no que podemos em conjunto, melhorar. Temos certeza de que em breve teremos frutos dessa reunião, que favorecerão toda comunidade de Brusque”, ressaltou.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Inscrições abertas para cursos de cuidador de idoso e infantil

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sindilojas e apoio do Senac, abriu duas novas turmas para cursos de qualificação profissional: cuidador de idoso e cuidador infantil. O início das aulas, que são presenciais, é no mês de maio. O curso de cuidador de idoso será ministrado segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h40 às 17h. Já o curso de cuidador infantil...
Continuar lendo...

Concretagem de vão da nova ponte interdita Beira Rio

Na próxima quinta-feira (20), a obra da nova ponte do Centro vai receber a concretagem do último vão da ponte. Para isso, a partir das 5h, a avenida Bepe Roza, Beira Rio Margem Esquerda, terá o trânsito interditado nas imediações da construção. O tráfego será liberado a partir das 20h do mesmo dia. Para a segurança e localização de todos os usuários, vão ser implantadas placas e...
Continuar lendo...

Rede Municipal de Ensino adotam campanha “Abrace Sua Escola”

Nesta quinta-feira (20), as unidades escolares da Rede Municipal de Brusque promovem a campanha “Abrace Sua Escola”. A iniciativa envolve ações que promovam a paz nas escolas e integrem os pais, responsáveis e a comunidade com as unidades de ensino.  “As atividades incluem gestos de gentileza, fraternidade, serenidade. Essa ação foi pensada em conjunto com outras atividades que a Secretaria já está desenvolvendo, como a...
Continuar lendo...