Governo do Estado lança campanha contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Uma política estratégica de fortalecimento das ações integradas em combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes será um dos principais focos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que se une à campanha Fio Laranja do Governo de Santa Catarina e coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

A iniciativa será lançada nesta quinta-feira, 18, dia Nacional ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da Segurança Pública é o de juntar forças com as Instituições da segurança do Estado, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros Militar.

Os dados estatísticos da SSP mostram queda de 9,73% este ano no número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram contabilizados 408 registros policiais pelo Estado de janeiro a 15 de maio de 2023 contra 452 computados no mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo período de 2020 e 2021, existe um aumento do número. Nos dados constam delitos como importunação e assédio sexual contra adolescentes de até 17 anos.

A busca de respostas

Segundo o secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, a determinação do governador Jorginho Mello é de buscar resolver e interagir de modo a dar as respostas e solucionar esse problema que a sociedade merece e exige do governo.

“Estamos nos aliando à Secretaria da Assistência Social e aos demais órgãos diretamente envolvidos com a problemática para que através dessa interação possamos fortalecer a campanha do Fio Laranja, que é importantíssima e certamente vai produzir bons resultados para a sociedade”, enalteceu o secretário da Segurança Pública.

A pasta da Secretaria de Segurança Pública foi recriada na reforma administrativa pelo governador Jorginho Mello e busca, entre outras missões, a de coordenar e consolidar o diálogo entre as forças de segurança do Estado.

Alerta pelos crimes na internet

A coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em SC, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, afirma que os números de casos costumam ser dinâmicos e oscilam nesta área e lembra a existência de campanhas e programas que impactam nos dados a cada ano.

Porém, um dos pontos de alerta, assinala a coordenadora, decorre da constatação de que crianças e adolescentes, em função da grande interação com os meios eletrônicos, estão muito vulneráveis a crimes pela internet e aos perigos do mundo virtual.

“Já temos crimes que vão além de divulgar cenas de sexo de crianças e adolescentes e sim de alienação de menores por meios virtuais e até o estupro virtual. Por isso todo o cuidado que pais e responsáveis legais devem ter. O uso dos meios eletrônicos pela internet requer o monitoramento”, alerta a coordenadora.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Definidos os primeiros semifinalistas do Municipal de Futsal de Botuverá

As quartas de finais do Campeonato Municipal de Futsal de Botuverá iniciaram sábado (27) com dois jogos de tirarem o fôlego. Com o ginásio do Imigrante lotado, as torcidas foram um atrativo à parte no duelo entre Sessenta e Foz Gabiroba, e no confronto da Gabiroba diante do atual campeão Figueira. E, nos primeiros jogos mata-mata, foram os times da chave A que levaram a melhor. Foz Gabiroba e Figueira, que se classificaram como terceiro e quarto...
Continuar lendo...

Inscrições para o Encceja 2023 estão abertas e com prazo de término 2 de junho

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas e encerram no dia 2 de junho. O popular provão tem o objetivo de certificar jovens adultos que não concluíram os estudos da fase fundamental e média do sistema de ensino brasieliro. Porém alguns requisitos devem ser seguidos para a realização da inscrição, sendo estes...
Continuar lendo...

Polícia cria canal de denúncia exclusivo para ameaças a escolas

A Polícia Civil de Santa Catarina criou um canal exclusivo para envios de denúncias relacionadas a ações que possam oferecer riscos a integrantes do corpo docente e de alunos de escolas tanto de ensino fundamental quanto médio, públicas ou particulares, municipais ou estaduais.  Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da PCSC as denúncias podem ser realizadas a qualquer hora e a qualquer dia, sendo 24h e 7 dias da semana, de forma...
Continuar lendo...