Vereadora de Itajaí questiona contrato milionário da Prefeitura com hospital de Brusque

Vídeos

Vereadora de Itajaí levanta suspeitas sobre contrato milionário da Prefeitura com hospital de Brusque

A vereadora do PSDB de Itajaí, Anna Carolina, levantou suspeitas sobre um contrato firmado entre a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hospital Imigrantes, de Brusque. O contrato, no valor superior a R$ 30 milhões, é para a execução de cirurgias eletivas. 

Em sua fala da tribuna, a vereadora disse que achou estranho o contrato fechado com o Instituto Imas, com sede em Itajaí, ao qual pertence o hospital de Brusque. O valor, segundo ela, é três vezes maior do que o pactuado com outras instituições e o próprio governo do estado.

Ela chamou atenção para detalhes de cirurgias em que é especificado um preço, mas não há detalhes sobre quais tipos de procedimentos, considerando que há diversos deles. Um destes foi o de ortopedia, no qual o pagamento será de valor único, mas não detalha que há vários outros tipos de serviços e procedimentos dentro deste e que precisariam ser especificados.

Segundo Ana Carolina, o assunto é grave e requer atenção por parte da Câmara Municipal para apurar algum tipo de irregularidade no contrato firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto para os serviços realizados no hospital brusquense. 

A Rádio Cidade entrou em contato com o Hospital Imigrantes para saber a respeito do caso citado pela vereadora. Em resposta através da assessoria de imprensa, o Imigrantes emitiu a seguinte nota:

"O Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque (SC) e o Instituto Maria Schmitt - IMAS vem a público esclarecer detalhes sobre o convênio firmado com a Prefeitura de Itajaí para retirar cerca de 4 mil pessoas da fila do SUS. 

O Hospital Imigrantes participou de um processo de credenciamento público para essa finalidade, onde outros hospitais capacitados de acordo com os critérios previstos no edital, poderiam se credenciar. Após comprovação dos requisitos estabelecidos em edital, o convênio foi firmado entre as duas partes com o objetivo de zerar a fila de espera do município de Itajaí. São mais de 200 profissionais envolvidos para a execução deste contrato. 

Referente ao valor pago pelas cirurgias e procedimentos, o Hospital Imigrantes/IMAS explica que o valor repassado é de três vezes a tabela SUS, sendo que em alguns procedimentos o valor é até menor do que o mutirão de cirurgias eletivas do estado, e os materiais especiais utilizados serão remunerados conforme prevê tabela SUS. Outro ponto importante é que a remuneração do convênio é por produtividade, ou seja, o Hospital Imigrantes/IMAS receberá apenas pelos procedimentos e cirurgias realizadas e não por pacote fechado.

Segundo o IMAS, o objetivo principal deste convênio é reduzir as filas de espera, reafirmando o compromisso do Instituto com a saúde da população, buscando sempre prestar assistência a quem precisa com segurança, qualidade e humanização".

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões