Amamenta Brusque celebra Dia Mundial de Doação do Leite Humano

A prática do aleitamento está relacionada a inúmeros benefícios, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até os seis meses de vida, protegendo-o contra doenças. Com objetivo de estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, no dia 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

Com o nascimento de Bento, Letícia Coelho Avila, passou a produzir muito leite e teve a iniciativa de procurar o serviço Amamenta Brusque para realizar o seu cadastro como doadora de leite humano. Nesse período ela doou mais de 60 litros de leites humano, ajudando assim muitos bebês.

“Doei durante quatro meses e foi uma experiência muito boa, fiquei muito feliz em sabe que meu leite alimentava meu bebê e também outras crianças precisavam. Aconselho a todas as mamães que puderem doar, que entrem em contato com o Amamenta Brusque”, conta Letícia.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. De acordo com a Fiocruz, um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, um 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado.

Em Brusque, atualmente o único posto de coleta de leite humano credenciado na Rede Brasileira de Bancos de Leite (RBBL) é o serviço Amamenta Brusque. Só no ano de 2022, foram doados 975 litros de leite humano. Todo leite coletado no município de Brusque é levado para o Banco de Leite de Blumenau que realiza o processo de pasteurização e em seguida o leite retorna para UTI neonatal do Hospital Azambuja, que hoje tem 10 leitos credenciados pelo SUS.

“Nesse mês tão especial queremos agradecer imensamente a todas as mulheres que estão ativas na doação de leite e aquelas que já doaram, sabemos dos desafios que é amamentar um filho e ainda se dispor a coletar o seu leite excedente, com todos os cuidados que são necessários, para doar esse líquido precioso, que salva vidas, sem dúvidas é um ato de amor ao próximo”, agradece a enfermeira, coordenadora do Amamenta Brusque, Sheila Neves.

Seja uma doadora

O primeiro passo para doação é entrar em contato com o serviço Amamenta Brusque no segundo andar da Policlínica, ou pelos telefones: 3255-6800 ou whatsapp (47) 99698-1221. A equipe fará algumas perguntas para verificar se a mulher encontra-se para doação e, então, fornecer todo material e informações para a doadora.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Azambuja faz primeiras cirurgias cardíacas via SUS

O Hospital Azambuja ampliou os serviços de alta complexidade na área de cardiologia, para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde, por meio da contratação junto ao Governo do Estado. Com isso, nos meses de abril e maio, foram realizados os primeiros procedimentos e cirurgias cardiovasculares em pacientes SUS.  Segundo o médico cirurgião vascular e endovascular Dr. Bernardo Dalago Ristow, a cirurgia endovascular é...
Continuar lendo...

Atleta brusquense vence circuito de Futevôlei

O atleta brusquense Kleber Heil Junior (Juninho) foi campeão no fim de semana da etapa do Circuito de Futevôlei Joinville. A competição foi disputada por 16 duplas no Norte do Estado.   Juninho, que é integrante do programa Bolsa-Atleta, da Prefeitura de Brusque, competiu ao lado de Cristian “Amendoim”, de Florianópolis.   Para chegar à final, os atletas venceram cinco jogos. Na grande decisão, a dupla...
Continuar lendo...

Câmara aprova pedido de cassação de mandatos de prefeito e vice-prefeito de Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou no dia 9 de maio de 2023 a denúncia e o pedido de cassação dos mandatos do prefeito Volnei Morastoni (MDB) e do vice-prefeito Marcelo Sodré (PDT). O advogado Vilmar Hoepers protocolou a denúncia, que foi aceita pelos vereadores com nove votos favoráveis e sete contras. A denúncia relata que enquanto o prefeito Volnei Morastoni estava de licença saúde, de outubro a novembro...
Continuar lendo...