Vídeos
(VÍDEO) Prazo para serviço venceu e esgoto segue a céu aberto
O esgoto correndo a céu aberto virou problema para moradores de parte da Rua Rubens Henrique de Oliveira, no bairro Batêas, em Brusque. Em especial para Elenice Castanheira de Lara, que tem um imóvel ali. O líquido escuro que sai da fossa da casa dela invade a rua, deixando mau cheiro e um ambiente pouco atrativo visualmente. Ela aguarda desde fevereiro para que a Secretaria de Obras faça a ligação da fossa com a rede de esgoto.
Na última semana, a equipe da Rádio Cidade esteve no local para verificar a situação. Imagens feitas pela reportagem mostram o líquido escuro que desce da casa, localizada no número 23, tomando parte do acostamento pela via.
Segundo Elenice, a solicitação para que a fossa seja ligada à rede geral, serviço este feito pela secretaria de Obras, já teve prazo expirado. O período dado pela pasta para executar o serviço após o pagamento da taxa é de até 90 dias. Na quinta-feira (18), quando a emissora esteve no local, havia se passado 105 dias desse prazo.
“Solicitei o pedido no dia 19 de dezembro de 2022. Estavam entrando em férias e pediram para aguardar que iriam mandar o boleto para pagamento. Mandaram em janeiro e paguei em 5 de fevereiro. Deram prazo de 60 dias para fazer o ligamento. Liguei (dois meses depois) e disseram estava tudo atrasado e que iria atrasar um pouco mais, que não teriam uma data”, relata ela.
O contato foi feito após os dois meses informado pela secretaria. Mesmo após ter passado o prazo e o pagamento de R$ 450 feito, nada de a secretaria definir prazo para executar o serviço.
“Liguei na semana passada de novo e falaram que iria dar uma olhada para ver. Mas que ainda estava atrasado e não teria prazo para atender à solicitação”, destaca ela.
O que diz a Secretaria de Obras
Em contato com a Rádio Cidade, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque informou na última semana que o prazo para executar este tipo de serviço, de fato, é de 90 dias após o pagamento do valor referente à taxa. Isso dependendo das condições climáticas.
A Secretaria também informou que o caso da residência de Elenice estava no cronograma de serviços a serem executados ao longo desta semana.
Elenice também reclamou sobre pedido para retirada de uma barreira ao fundos da mesma residência, que teria desmoronado há alguns meses. Conforme a Secretaria de Obras, um servidor será deslocado para verificar o caso e ver se é possível efetuar o serviço, considerando que se trata de um imóvel particular.