Atendimento eleitoral cresce 50%
A média de atendimentos eleitorais na Justiça Eleitoral de Santa Catarina já cresceu 50% desde o começo da campanha de alistamento, em fevereiro. Na primeira semana da campanha (22 a 26 de fevereiro), a média diária de requerimentos de alistamento Eleitoral (RAE) foi de 1.800, enquanto na terceira semana (8 a 12 de março) essa média chegou a 2.700. Além dos alistamentos, os requerimentos transferências, revisões e segundas-vias.
Nos três maiores colégios eleitorais do estado (Joinville, Florianópolis e Blumenau), a média diária de atendimentos subiu cerca de 47%, após as três semanas da campanha de alistamento. Houve 130 atendimentos por dia entre 22 e 26 de fevereiro e 191 entre 8 e 12 de março. Em números absolutos, já foram registrados 3.703 atendimentos em Joinville, 3.671 em Florianópolis e 2.355 em Blumenau.
O prazo para o alistamento eleitoral e a transferência de títulos termina em 5 de maio. Para obter o título pela primeira vez, a pessoa deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).
Para a transferência, é necessário que o eleitor more no mínimo há três meses na nova residência e já tenha completado um ano de inscrição ou última transferência. Além disso, é preciso ir ao cartório do novo domicílio com o documento de identidade, o comprovante de residência e o título eleitoral (se possuir).
Quem não votou e nem justificou a ausência nas eleições anteriores deve pagar multa de cerca de R$ 3,50 por turno não votado, valor esse que pode variar por determinação do juiz eleitoral.



