Crianças de 11 e 12 anos já podem se vacinar contra meningite

Brusque já começou a ofertar a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra as doenças Meningocócicas (meningite, meningococcemia) causadas pela bactéria Neisseria Meningitidis (meningococo) dos sorogrupos A, C, W e Y. A vacina é indicada para crianças de 11 e 12 anos de idade, em dose única. 

“Pais que possuem filhos nesta idade devem procurar sua Unidade Básica de Saúde de referência e para vacinar. É importante ter em mãos o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A vacina é uma importante aliada no combate à meningite, que antes era disponível só na rede privada e agora todos tem acesso”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes.

A Doença Meningocócica é uma infecção bacteriana grave que, se não for tratada a tempo, pode deixar sequelas como atraso mental, surdez, cegueira e, até mesmo, levar à morte em algumas horas. Os principais sintomas são: dor de cabeça intensa e febre elevada e de início súbito, vômito, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

A transmissão da Doença Meningocócica ocorre por meio das vias respiratórias, no contato com secreções, gotícula do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A propagação é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação. 

Além de tomar a vacina, é importante seguir algumas recomendações para evitar a transmissão da doença: manter os ambientes bem ventilados, lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com 3 a 1 contra o Joinville, Brusque chega a 7ª vitória

Na penúltima rodada da primeira etapa do Campeonato Catarinense 2022, o Brusque viajou até Joinville, para enfrentar os donos da casa. Em um jogo que marcou a sétima vitória do Quadricolor. Os primeiros movimentos da partida deram a tônica de boa parte da primeira etapa. O JEC começou melhor e, logo com 2 minutos quase chegou ao gol, após cruzamento pela esquerda, na tentativa de Chrystian, mas ela não entrou. Com cinco, outra tentativa...
Continuar lendo...

Polícia Civil prende mulher suspeita de participação em assalto de Criciúma

Na tarde de terça-feira (1), policiais civis do 25º Distrito Policial (Decap), prenderam uma mulher em flagrante, no Grajaú, zona sul da Capital paulista.  Investigações apontaram para um imóvel que estava sendo utilizado para armazenamento de drogas e armamentos. Assim sendo, os agentes iniciaram as atuações de campo de polícia judiciária e conseguiram identificar o imóvel-alvo, na Rua Alba Valdez. Os...
Continuar lendo...

Em 24 horas, Brusque registra 21 novos casos de Covid-19

A cidade de Brusque atualizou os dados do boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância em Saúde, nesta quarta-feira (15). Segundo o material divulgado a cidade chega a um total de 28.997 casos confirmados de Covid-19 e 316 óbitos desde o início da pandemia.  Somente nas 24 horas anteriores à atualização foram registrados 21 novos casos da doença. Do total de infectados, 28.535 pacientes estão recuperados,...
Continuar lendo...