Professora inova ensino da matemática com brinquedo do momento

A professora Silvana Martins Fonseca, sempre perceptiva ao que acontece na vida de seus alunos, aproveitou a febre do brinquedo Pop It para, com criatividade, inovar no ensino da disciplina de matemática, especialmente no conteúdo referente à adição e subtração, com seus alunos dos terceiros anos da Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, no bairro Cerâmica Reis.

O Pop It, que se popularizou no Brasil durante a pandemia, é um brinquedo sensorial que serve para aliviar o estresse. No entanto, com muita criatividade, as crianças começaram a criar jogos e brincadeiras coletivas e, aos poucos, ele invadiu a escola. 

As alunas Mariana Azevedo dos Santos e Milena Azevedo dos Santos, que fazem coleção do brinquedo, deram a ideia de usar o Pop It nas aulas. “Ao perceber o máximo interesse dos estudantes pelo brinquedo e, por própria sugestão deles, comecei a explorá-lo nas aulas de Matemática”, revela a professora Silvana.

Como  praticamente todos os alunos possuem um Pop It, a professora combinou que utilizariam o brinquedo nas aulas de Matemática, auxiliando no desenvolvimento das habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação. 

Dentre elas, estão: construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. Também, utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais e resolver. E ainda, elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

“Começamos timidamente, observando as diferentes cores, formas e tamanhos, contando e comparando quantidades, realizando sequências numéricas, até chegar à adição e subtração. Foi o maior sucesso, eles amaram”, resume a professora Silvana.

Aprender brincando

Para Ana Júlia Zeitz, “com Pop It é muito mais fácil e a gente aprende muito melhor e assim a gente vai evoluindo cada vez mais”. Henrique conta que adorou estudar com o brinquedo “porque quando você faz, você aprende brincando”. 

A brincadeira também permitiu a vários estudantes superarem sua dificuldade com o aprendizado da disciplina. “Achei legal, você pode aprender mais rápido com o Pop It. Eu tinha dificuldade e agora eu não tenho mais”, comemora Kalline de Aquino, feliz por sua superação.

Sofia Côrrea, entusiasmada, disse que “gostaria de repetir essa aula”. E não apenas ela aprovou a experiência diferenciada de aprendizado. “A gente aprendeu a fazer continha de mais e menos e também foi muito legal a nossa aula, eu gostaria de sempre fazer continha de mais e de menos com Pop It”, reforça Fernanda, animada, depois de errar apenas uma continha durante a aula.

Para Layanne Ledesma Amaro, “foi muito mais fácil, eu acertei todas as continhas com o Pop It e em casa eu pego meu brinquedo e começo a praticar com continhas, é muito legal”. Sofia França considera que foi mais fácil estudar com o Pop It. “A gente fica mais relaxado, aí a gente pode evoluir mais”.  

“Eu acho que é muito legal porque assim a gente aprende mais rápido e daí é mais divertido”, analisa a aluna Maria Cristina. Já para o aluno Renan Estefanio Filho, “a matemática com Pop It é bem mais fácil, mais rápida e divertida.”

Já Nicole Rebeka avalia que as aulas de matemática “eram boas, mas agora elas estão melhorando com o Pop It. Antes eu ficava com muita dificuldade em fazer a continha de menos e agora que a professora ensinou com o brinquedo ficou melhor, mais prático e mais fácil pra mim”. 

Ideia aprovada

Inicialmente adotada como atividade de ensino lúdico e recreativo alusiva à celebração do dia das crianças, em outubro, a aula de matemática com Pop It continua a ser desenvolvida periodicamente pela professora, face à grande aceitação dos estudantes.  

“O interesse pelos cálculos aumentou e, consequentemente, a aprendizagem. E, como eles mesmos comentam, as aulas estão ainda melhores, mais fáceis e divertidas, pois aprendem brincando. Agora, eles já estão criando as próprias situações-problema, envolvendo tanto adição, como subtração e multiplicação. Estou muito feliz por ter ‘me rendido’ ao Pop It e o utilizado como ferramenta de ensino aos meus alunos, que aprovaram a ideia”, finaliza, orgulhosa, a professora Silvana.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

URGENTE - Bombeiros divulgam nome da pessoa que teve documento encontrado no carro

O Corpo de Bombeiros divulgou o nome da pessoa cujo documento foi achado no carro que caiu no rio em Brusque. Ainda não se sabe se este documento é da vítima desaparecida, mas a intenção da divulgação da identidade é de localizar familiares ou a própria pessoa, caso tenha saído com vida do veículo e for quem estava no carro. Trata-se de Jailton Oliveira Junior, nascido em 15 de julho de 1983. O documento é uma CNH emitida no estado da Bahia.
Continuar lendo...

Aneel mantém bandeira tarifária verde para junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira verde no mês de junho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com a agência, dessa forma, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o segundo anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até...
Continuar lendo...

Brasileiro já pode receber alertas de desastres naturais por WhatsApp

Alertas de desastres naturais para brasileiros já podem ser enviados por WhatsApp desde sábado (12). Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar. As mensagens são disparadas pelas equipes de Defesa Civl dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), gerida pela Defesa Civil Nacional. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do...
Continuar lendo...