Novo programa de pavimentação requer 70% da adesão

A Prefeitura de Brusque vai implementar um novo modelo de pavimentação de ruas em parceria com a comunidade. O anterior foi extinto e o programa atual se encontra em fase de elaboração.

De acordo com o diretor de pavimentação comunitária da Secretaria de Obras, Marcos Deichmann, no anterior, hoje os moradores procuram a pasta e fazem requerimento para a pavimentação a via. Em seguida, busca assinaturas dos demais moradores interessados e protocolam o documento no setor de Obras.

“Faço toda essa análise de adesão para ver se cumpre todos os requisitos, que são 70% dos moradores no caso de asfalto e 100% de outro material”, explicou ele durante o programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, nesta sexta-feira (3).

Caso não haja adesão de 70% ou dos 100%, dependendo da obra, o documento é devolvido aos moradores para que consigam as demais assinaturas. Após isso, se refeito, é enviado ao setor de engenharia apara que elabore estudo técnico sobre a rua. Nessa etapa, a equipe faz a verificação se já tem drenagem ou não, se é necessário algum outro tipo de melhoria e preparo para a execução da obra.

E não para por aí. Após vencida toda esta fase, o pedido é encaminhado para o comando da Secretaria de Obras ou gabinete do prefeito para ver a viabilidade financeira no orçamento. Isso porque a Prefeitura precisa arcar com uma parte do valor.

“Antes que eu faça um contrato com os moradores e eles comecem a pagar, é feita essa análise orçamentária. Por isso tem ruas que ainda não foram feitas porque a pavimentação custa em torno de R$ 100 mil, mas precisa de R$ 500 mil para fazer a drenagem. Ou seja, não tem dotação orçamentária”, explicou ele.

Segundo Deichmann, a obra somente será iniciada se houver a adesão de 70% dos moradores da referida rua. A medida foi adotada justamente por haver muitos caso de ruas em que os moradores pagaram para a Prefeitura sua parte, mas não havia recurso o suficiente para que o serviço fosse adiante.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Colisão entre motos deixa feridos no bairro São Luiz

No final da manhã desta quarta-feira (29), por volta das 11h06, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de acidente de trânsito, onde duas motos haviam colidido na rua Anita Garibaldi, bairro São Luiz, em Brusque. Segundo informações dos militares, no local foram encontradas as vítimas, sendo um homem de 32 anos, que estava consciente e orientado, com ferimentos leves pelo corpo. Ele recebeu os primeiros atendimentos e, em...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Ladrão perde dinheiro do assalto na fuga

Imagens de um vídeo de câmera de monitoramento que mostram um ladrão perdendo pela rua o dinheiro do roubo que acabara de cometer ganharam visibilidade nas mídias sociais ontem, segunda-feira (8). Ele entrou em um estabelecimento, cometeu o crime e fugiu. Só que a mochila em que guardou as notas estava aberta e as cédulas foram caindo pela via. O fato registrado na região de Três Lagoas, área próxima à cidade de Campo...
Continuar lendo...

PRF em Santa Catarina inicia campanha de arrecadação de donativos para vítimas das chuvas em Pernambuco

Doações podem ser realizadas na Superintendência, delegacias e postos do órgão no estado A Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina está recebendo donativos para as vítimas das fortes chuvas que vem atingindo Pernambuco há cerca de duas semanas.  A campanha visa atender com urgência as famílias que se encontram desabrigadas e/ou em situação de risco nas regiões ondem ocorrem...
Continuar lendo...