Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário brasileiro.

De acordo com pesquisa divulgada pelo conselho, houve aumento de 171% em relação ao mesmo levantamento realizado no ano passado. O número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111.

As ferramentas de inteligência artificial são usadas pelos tribunais para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos serviços judiciários oferecidos à população.

Segundo a pesquisa, os tribunais federais apresentaram a maior média de projetos por tribunal (2,8). Em seguida aparecem os tribunais estaduais, que apresentaram média de 2,7.

O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que registrou o maior número de projetos na edição deste ano da pesquisa, totalizando 20 ferramentas em uso.

Entre os exemplos de ferramentas de inteligência artificial que foram identificadas estão o Janus, solução usada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. O sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão.

No Tribunal de Justiça da Bahia, a assistente de virtual (chatbot) chamada Sofia realiza a triagem automática de processos dos juizados especiais.

O levantamento faz parte do Programa Justiça 4.0 do CNJ, que promove ações para acelerar a transformação digital da Justiça em todo o país. 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Geladeira quase causa tragédia durante a madrugada

Na madrugada desta terça-feira (21), por volta das 01h59, o Corpo de Bombeiros foi acionado para um princípio de incêndio em residência na rua Guabiruba Sul, em Guabiruba. No local, os militares encontraram o proprietário do local e o mesmo informou que o fogo havia iniciado em uma geladeira que ficava na área de festas externa. Ele informou aos militares que usou dois baldes de água para apagar o fogo. A ocorrência não teve...
Continuar lendo...

Ciclista fica ferido após acidente no Azambuja

No final da tarde desta segunda-feira (4), por volta das 17h12, o Corpo de Bombeiros foi acionado para um acidente entre um carro e uma bicicleta na rua Azambuja, em Brusque. No local os militares encontraram a ciclista, uma mulher de 19 anos, que estava caída de lado na via. Ela sofreu alguns ferimentos leves e reclamava de dores na região da cintura. A guarnição realizou os primeiros atendimento no local, em seguida ela foi encaminhada ao Hospital azambuja...
Continuar lendo...

Justiça autoriza uso de força policial contra manifestantes em SC

Uma decisão assinada pelo juiz substituto Antonio Araújo, determinou a liberação de pelo menos duas rodovias federais em Santa Catarina. O pedido foi feito pela Autopista Litoral Sul, concessionária de rodovias federais em SC. Segundo a decisão deferida parcialmente emitida pela Justiça Federal de Joinville, para concessionária, pede para que os manifestantes devem liberar as pistas. “As pessoas convocadas e/ou presentes na...
Continuar lendo...