Saúde de São João Batista emite nota após afastamentos de médicos

Após a defasagem estimada em 40% do quadro médico da rede pública, a Secretaria de Saúde de São João Batista emitiu uma nota explicando a situação, nesta terça-feira (19). A tendência, conforme a nota, é que consultas médicas nos bairros nas unidades de saúde Cardoso, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Ribanceira do Sul sejam afetadas.

A dificuldade de atendimento na Atenção Básica é justificada por dois pedidos de desligamento de profissionais no último dia 15. Além deles, quatro médicos que atendiam nas unidades estão afastados temporariamente.

Segundo projeção da Secretaria de Saúde, até o fim da próxima semana, a situação deve ser normalizada, após a solicitação de reposição dos médicos. A orientação é de que, em caso de necessidade de atendimento nas unidades afetadas, os pacientes sejam avaliados, inicialmente, por enfermeiros. Nos casos mais graves, os encaminhamentos serão feitos para outras unidades ou, em casos de urgência e emergência para o hospital local. 

Confira na íntegra:
Nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que o acesso a consultas médicas nas unidades de saúde Cardoso, Jardim São Paulo, Novo Horizonte, Ribanceira do Sul será afetado durante os próximos dias. A justificativa é uma defasagem atual de quase 40% no quadro de médicos que atuam na Atenção Básica, decorrentes de dois pedidos de desligamentos apresentados na última sexta-feira (15) e quatro afastamentos temporários.

A Secretaria destaca que a situação deverá ser normalizada até o final da próxima semana, com o retorno de profissionais que estão afastados e a reposição dos médicos que solicitaram exoneração. A substituição já foi solicitada junto à cooperativa médica conveniada, sendo que um dos novos médicos deve iniciar as atividades no município já nesta quinta-feira (21).

Diante do cenário, a Secretaria solicita a compreensão da comunidade e orienta que, nas unidades que estiverem sem médico, os pacientes passem por avaliação inicial do enfermeiro, para que seja efetuado o encaminhamento de situações mais graves para outras unidades. O Hospital Monsenhor José Locks também está disponível para casos de emergência/urgência.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Candidatos podem fazer campanha a partir de hoje

Candidatos à Presidência da República, aos governos dos estados e aos cargos de senador, deputado federal, estadual e distrital saem, a partir de hoje (16), em busca dos votos de 156,4 milhões de eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições de outubro.  Pela legislação eleitoral, os candidatos estão autorizados a fazer caminhadas, carreatas com carro de som e a distribuir material de campanha...
Continuar lendo...

CVV abre inscrições em curso para formar voluntários

O Centro de Valorização da Vida (CVV) vai realizar um treinamento para novos integrantes. O curso será online e acontece no próximo domingo (11), das 8h às 19h. De acordo com o coordenador do CVV na região de Brusque, Rodrigo Torres, as inscrições podem ser feitas direto no site do órgão, que é o www.cvv.org.br. Nela, basta acessar o espaço “Seja voluntário”, no alto da página, onde...
Continuar lendo...

Havan comemora sucesso nas vendas de quase 10 mil Bandeiras do Brasil em apenas um fim de semana

Após a polêmica envolvendo a juíza eleitoral, Ana Lúcia Todeschini Martinez, do Rio Grande do Sul, que disse que a Bandeira do Brasil se tornou marca de “um lado da política” no país, a Havan lançou uma campanha para reforçar a venda do item.  A repercussão foi tanta que o estoque de Bandeiras foi praticamente esgotado em todas as 172 megalojas. Em apenas um fim de semana, foram vendidas quase 10 mil Bandeiras a...
Continuar lendo...