Confira as regras para esta reta final das Eleições 2022

A Justiça Eleitoral elaborou um calendário eleitoral detalhando uma série de prazos e regras que precisam ser observada por candidatos e eleitores nesta reta final das Eleições 2022. Objetivo é garantir a mais importante ferramenta da democracia - o voto.

Desde a madrugada de hoje (28), está proibida a realização de comícios. Hoje é também o último dia para a veiculação de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, bem como de propaganda em imprensa escrita e reprodução do material na internet.

É também o último dia para a realização de debate em rádios e TVs. Eleitores não podem ser presos ou detidos, exceto em casos de flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

Pessoas que impeçam o direito de eleitores transitarem livremente também poderão ser presas. As duas medidas valem até 48 horas após o pleito do próximo domingo (30).

Amanhã (29), véspera do segundo turno, será o último dia para veiculação de propaganda eleitoral feita por meio de alto-falantes, amplificadores de som, distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica.

O início da votação será às 8h e o término, às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito, o horário de votação será uniformizado em todo o país. Ou seja, as regiões em que há fuso horário diferente vão seguir o horário de Brasília.

Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem no domingo, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Câmera de segurança flagra batida entre moto e carro em Brusque

Câmeras de segurança flagraram um acidente entre uma moto e um carro na tarde desta segunda-feira (14) na rua Ernesto Bianchini, bairro Rio Branco, em Brusque. A colisão ocorreu por volta das 17h11. Nas imagens mostram o exato momento em que o motociclista perde o controle da moto após uma curva, e colide de frente com um VW/Gol. Com a força do impacto o motociclista acaba sendo arremessado para fora da via. O Corpo de Bombeiros esteve no local atendendo...
Continuar lendo...

Adolescentes se esfaqueiam durante briga em Brusque

Uma briga entre dois adolescentes no Centro de Brusque terminou com um deles hospitalizado. O menor foi atingindo por golpes de canivete. O fato ocorreu na tarde deste domingo (20), por volta das 17h25. Segundo informações da Polícia Militar, no local foi conversado com um dos jovens, que estava ferido. Ele relatou que em uma briga havia sofrido os golpes com um canivete. Por conta dos ferimentos, ele encaminhado ao hospital pelos Bombeiros, sendo liberado em seguida na...
Continuar lendo...

Rua é asfaltada com postes no meio da pista

Um fato inusitado foi enviado nos últimos dias para a reportagem da Rádio Cidade. Trata-se de um poste que estaria em pé, instalado no meio da rua na Estrada Geral do Ribeirão do Mafra. Na manhã desta quinta-feira (17), a equipe da emissora esteve no local para comprovar se a foto era realmente verdadeira. O que se confirmou.  Nas imagens era possível observar que um trecho da via foi alagardo e na sequência asfaltado colocado, ficando o...
Continuar lendo...