Professores em mobilização nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (26), os professores da rede municipal de Brusque estarão em frente a prefeitura cobrando a aplicação do Piso Nacional da Educação. O novo piso para 2023 sofre um reajuste de 14,95% e a principal cobrança da Educação é que seja aplicado o reajuste na Carreira do Professor. A “Mobilização pelo Piso da Educação” inicia às 8h30 na praça sesquicentenário.

A presidente do SINSEB, Tânia Mara Vieira Pompermayer, explica que a mobilização da educação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores a pedido dos próprios professores. “Nós sabemos que se não cobrarmos, as administrações  municipais tendem a não cumprir a Lei. É um direito dos professores e entendemos que o reajuste deveria ser cumprido na Carreira do Professor e não apenas para quem ganha o Piso”, disse Tânia.

Todos os professores foram convocados para a mobilização.

Achatamento
Enquanto o Piso Nacional é reajustado pelo governo federal, o reajuste dos demais professores que recebem acima do mínimo é reajustado pelo governo municipal.  Um exemplo foi o ano de 2022, quando o Piso Nacional avançou 33% e os demais professores tiveram os salários apenas corrigidos pela inflação, que no mesmo período somou apenas 10,78%, além de perdas passadas.
Isto é, quem acabou de entrar no serviço público recebeu um reajuste de 33% e quem tem anos de Carreira, cursos, pós-graduação, mestrado ou doutorado recebeu apenas a inflação, criando o achatamento nos salários.

Qualificação não é reconhecida
A presidente do Sindicato questiona qual será a motivação para que os novos professores se especializem, melhorando a melhorar a qualidade da Educação das crianças brusquenses, se a própria prefeitura não valoriza este empenho através de uma salário mais digno e proporcional a qualificação do professor. “É a educação e o futuro dos filhos dos brusquenses que estão em jogo”, defendeu Tânia.

Guabiruba já cumpre Piso na Carreira
O Sindicato em negociação com a administração de Guabiruba já conseguiu garantir a aplicação do Piso Nacional da Educação na carreira de todos os professores do município vizinho. “Nossa luta agora será para que Brusque também valorize os nossos professores”, garantiu Tânia.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VIDEO) Famílias são resgatadas após enxurrada levar ponte

Na noite deste domingo (29), por volta das 20h06, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de cerca de 30 pessoas que ficaram ilhadas após a queda de uma ponte na rua da Mineração, bairro Lageado Alto, em Guabiruba. Segundo informações dos militares, no local, a guarnição se deparou com um vão de cerca de quatro metros. A ponte havia sido levada pela correnteza. Diante da situação, os bombeiros utilizaram uma escada e...
Continuar lendo...

Prefeitura intensifica ações em toda cidade após chuvas

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Brusque já iniciou o trabalho de recuperação de alguns bairros após as fortes chuvas que assolaram a cidade entre a tarde e noite deste domingo (29). O maquinário e operários atuaram em quedas de barreira nos bairros Azambuja e Cedro Alto. Segundo o Secretário de Obras, Ricardo José de Souza, a medida visa facilitar a mobilidade dos moradores que precisam se deslocar já nas primeiras horas...
Continuar lendo...

Polícia prende “Bom pai” que levava a filha pequena para furtar

Um homem de 23 anos foi preso na tarde deste domingo (29) após furtar um supermercado e usar como disfarce a própria filha. Ele usava a criança para distrair as vítimas enquanto saía sem pagar pelos produtos. O fato ocorreu na cidade de Itapema. Segundo informações da Polícia Militar, câmeras de seguranças registraram o momento em que o homem saia de um supermercado com o carrinho cheio de compras. Ao ser abordado por um...
Continuar lendo...