Vídeos
Falta de remédios na Farmácia Básica de Brusque preocupa moradores
A falta de remédios na Farmácia Básica de Brusque é um fato que prejudica diversos cidadãos que dependem do serviço. As reclamações sobre o assunto são recorrentes, como a de Marlise Linck, moradora do bairro Planalto, que diz estar sem acesso ao medicamento pentoxifilina há quatro meses.
“O remédio faz uns quatro meses que está faltando e quando eu ligo na policlínica, eles dizem que infelizmente não veio”, relatou Marlise.
O remédio é fundamental no tratamento de varizes de Marlise, que recorre a compra, mesmo com um valor considerável, nas farmácias para conseguir tomar a medicação.
“Eu compro uma caixinha, porque também está caro. Tá quase 100 reais e eu preciso tomar dois comprimidos por dia, de 12 em 12 horas”
Linck ainda aproveitou para fazer um apelo aos vereadores, para que ajudem a população prejudicada com a situação da Farmácia Básica.
“Acho que os vereadores deveriam agir e ajudar as pessoas. Não sou só eu que passo por isso, é o povo”, finalizou.
A coordenadora da Farmácia Básica, Patrícia Sassi, admitiu a falta do medicamento, mas explicou que o motivo da carência deste e de outros remédios é a ausência de participantes na licitação para a compra do remédio.
“A pentoxifilina está em falta porque houve deserto na licitação. Fizemos uma chamada para licitação e não houve participantes para este medicamento”, explicou Patrícia.
A Prefeitura de Brusque aguarda um novo processo licitatório para resolver o problema da falta de medicamentos. Enquanto isso, os remédios são adquiridos por meio de compra direta, porém o orçamento abrange a compra de todos os remédios, o que faz a quantidade de remédios à disposição ser menor.