Metalúrgicos realizam passeio ciclístico

Na próxima segunda-feira (21), feriado de Tiradentes e Dia do Metalúrgico, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Brusque (Sintimmmeb) realizará a terceira edição do Passeio Ciclístico da entidade.A concentração iniciará a partir das 9 horas em frente a sede administrativa do Sintimmmeb, na Rua João Bauer, º75, Centro de Brusque. A largada está prevista para as 9h30min. O trajeto terá, aproximadamente, quatro quilômetros e irá a até a sede recreativa, no Centro de Guabiruba.
Para segurança dos participantes, todo o trajeto será acompanhado e escoltado pela Polícia Militar e o apoio Guarda de Trânsito de Brusque. O percurso passará pela Rua João Bauer até a prefeitura, em direção ao bairro Guarani. Pela Rua General Osório, Rua Frederico Petruski e Rua dos Imigrantes, passa pela rótula e, à direita, na Rua Brusque até a sede recreativa.
Homenagem
Assim como nos anos anteriores, o passeio será realizado no dia 21 de abril. A data é especial por dois motivos. O primeiro é que na ocasião é comemorado o Dia do Metalúrgico. O segundo é por uma questão ainda mais simbólica. É também nesta data que se relembra e se reverencia um dos heróis brasileiros que lutou pela libertação do Brasil: Tiradentes, mártir do Movimento da Inconfidência Mineira.
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 1746 e foi morto decapitado no dia 21 de abril de 1792, por combater as desigualdades e a exploração predatória das riquezas do país, então colônia de Portugal na época.
Os metalúrgicos definiram a data como Dia do Metalúrgico, em um congresso nacional em 1957, com o principal objetivo de homenagear Tiradentes pelos seus ideais e suas lutas e o escolheram como patrono da classe.
"No dia 21 de abril estaremos bem cedo lá no sindicato para prestigiar esse dia especial e usufruir do companheirismo dos associados, seus familiares e para os amantes de uma boa pedalada para celebrar nosso dia e reverenciar um grande herói nacional: Tiradentes. Estão todos convidados", chama o presidente do Sintimmmeb José Isaías Vechi.