Pela segunda vez, o policial militar e triatleta de Brusque, Cleber Dell’Agnolo Soares, compete no Ironman Florianópolis 2016, que ocorre neste domingo (29), na capital catarinense. Com largada às 6h45min, os competidores têm 17 horas para finalizarem a prova.
Ele contou que a preparação deste ano começou em fevereiro com treinos e competições mais curtas, como o campeonato catarinense de Triatlo. “Por exemplo, nos finais de semana, eram treinos mais intensos – os longos que a gente fala. Assim foi evoluindo até meados de maio, quando a gente começou a diminuir o volume de treino”, exemplifica.
A expectativa deste ano é baixar o tempo, em comparação com a competição de 2015 – a qual ocorreu no dia 31 de maio – e Soares conseguiu finalizar a prova com 12 horas, 25 minutos e 18 segundos. Divididas em três modalidades, ele realizou o percurso de 3,8 km de natação em 1h25min13s, os 180 km de ciclismo em 5h57min41s e, por fim, a corrida de 42,2 km em 4h45min38s. “É tentar fazer um tempo melhor, a gente fez uma estratégia dentro da natação, da corrida e do ciclismo para baixar o tempo limite”.
Além de trabalhar como policial militar, ele também realiza os treinos intensificados, principalmente em algumas modalidades. “Uma das maiores dificuldades era a natação, então a gente priorizou para tentar ganhar mais tempo. A gente focou também no ciclismo, porque a minha corrida é razoavelmente boa, então a gente não focou tanto, mas não deixamos de lado, claro. Porém, focamos mais na natação e em mais técnicas, que é a minha modalidade mais fraca”, avalia o atleta.
O Ironman também é uma competição que oportuniza uma vaga para a competição mundial, o que todo triatleta sonha, de acordo com o competidor. “É o que todos almejam e é o que eu quero também, mas eu preciso de mais experiências e treinar mais, e estou ciente. Para essa competição de 2016 é melhorar o tempo e a gente calcula que daqui, uns dois ou três anos, a gente consiga talvez pensar em uma vaga”, pontua. “O Ironman são os olhos do triatlo para todo triatleta”, completa.
IRONMAN
O Ironman é uma das competições de maior dificuldade ao que se trata de triatlo, ficando apenas abaixo do Ultraman, que seria o maior formato da prova. O Ironman Florianópolis 2016 reunirá mais de dois mil competidores de diversas partes do mundo, ao todo são 36 países. O desafio será de 3,8 quilômetros de natação, 180,2 quilômetros de ciclismo e 42,2 quilômetros de corrida, com tempo limite de 17h. A largada será às 6h45 para a Elite masculina, largando a Elite feminina às 6h50 e a Faixa Etária, por ondas, a partir das 7h05.
O atleta de Brusque tem o apoio de ATL Fitness, Nossa forma, Mana Banana, Plenitá Haus, AtriBrusque e CPH Brasil.
Além de Cleber Dell’Agnolo Soares, também participarão da disputa os brusquenses Paulo Ricardo Soares dos Santos, Marcos Alexandre da Silveira e Guilherme Albani Neto.



