Secretaria esclarece falta de medicamentos

A Secretaria de Saúde informa que alguns medicamentos estão em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Farmácia Básica, localizada no Centro. Os itens já foram solicitados e a situação pode ser regularizada a qualquer momento. De acordo com a pasta a situação ocorre por diversas situações, como falta de matéria-prima para a produção, descontinuação da importação e falta de fornecedor. No entanto, alguns dos remédios aguardam apenas o fornecimento da empresa licitada.

Em função da falta de fornecimento dos medicamentos por meio de licitação, a Secretaria de Saúde está adquirindo medicamentos por meio do Consórcio Intermunicipal (CISAMVI) e também por compra direta, o que dificulta o estoque. Um novo processo licitatório já está em tramitação a fim de suprir os itens que sofreram desistências por parte dos fornecedores, que não foram fornecidos pelas distribuidoras ou ainda, que a empresa não foi habilitada para o fornecimento.

“Há interesse por parte da Secretaria de Saúde em regularizar a situação, estamos tentando resolver o quanto antes para a população ser rapidamente atendida”, salienta a diretora de Assistência Farmacêutica, Jeniffer Barni. Atualmente, a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta com 198 itens, o número varia em cada município e de acordo com Barni, a relação brusquenses é alta se comparada com outras cidades da região.

Confira a relação de medicamentos que estão em falta em Brusque:

ALOPURINOL - 100 mg

CARBAMAZEPINA - 200 mg

CEFALEXINA - 500 mg

CINARIZINA - 75 mg

DOXAZOSINA, MESILATO - 2 mg

DOXAZOSINA, MESILATO - 4 mg

ESCOPOLAMINA+DIPIRONA comprimido

ESCOPOLAMINA - 10 mg/ml - gotas

ESPIRONOLACTONA - 25 mg

ESTROGENIOS CONJUGADOS - CREME VAGINAL

GLICLAZIDA – 80 mg

ISOSSORBIDA - DINITRATO 10 mg

MICONAZOL 2% - 20 mg/g: creme dermatológico

PREDNISONA - 20 mg

TIAMAZOL-TAPAZOL – 10 mg comprimido

VITAMINA COMPLEXO B - B1,B2,B3,B5,B6 - comprimido