Inaugurada pavimentação e revitalização da rua Antônio Carminatti
A pavimentação e revitalização da rua Antônio Carminatti foi inaugurada na manhã de sábado, 9 de junho, com a presença de autoridades municipais e moradores, que acompanharam os 1.350 metros da via de terra serem pavimentados com os paralelepípedos e lajotas retirados da rua São Pedro, a qual recebeu a pavimentação asfáltica.
Além da pavimentação e calçadas, a rua recebeu cerca de dois mil metros de tubos para a drenagem pluvial, 75 bocas-de-lobo e 12 peças de galerias em uma passagem de água que causava transbordamento. “A drenagem praticamente inexistia”, recordou, durante a inauguração, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Jair Antônio Brambila.
Na ocasião, a união dos moradores foi destacada pelas autoridades. “O espírito de conjunto e de grupo a comunidade demonstrou desde o primeiro momento que veio à administração pleitear a construção da obra”, disse o prefeito Matias Kohler. Ele também frisou a dificuldade na realização da mesma e os desafios vencidos e parabenizou a união dos moradores. Já o vice-prefeito, Valmir Zirke, enfatizou a parceria entre o público e o cidadão. “Vocês foram parceiros na construção das calçadas, recuaram os muros e com essa parceria a prefeitura consegue fazer muito mais”, destacou Zirke.
Chegando em Guabiruba pelo bairro São Pedro, a Antônio Carminatti é a primeira via à direita. Possui oito metros de largura e está entre as ruas mais antigas do município com quase 40 proprietários de imóveis.
O morador Maico Tomasi contou como foram os trâmites para conseguir que a obra fosse realizada. “Fomos de casa em casa conversar com os moradores e de repente tínhamos um grupo de 60 a 80 pessoas reunidas no salão São Pedro com o prefeito para que essa obra saísse”, relatou. “A rua foi recebendo o progresso: alargada, pavimentada, calçada pelos moradores e hoje está aí o resultado. Se quer caminhar, não precisa disputar o mesmo espaço com o carro. Se consegue deixar a casa mais bonita com um acabamento melhor na frente e os terrenos valorizaram”, disse Tomasi.
Além da participação do Legislativo no processo, que recebeu as reivindicações dos moradores, inclusive pessoalmente quando utilizaram a tribuna para cobrar a pavimentação, o presidente da Câmara Municipal, Cristiano Kormann, destacou o cuidado com o dinheiro público. “A rua Antônio Carminatti teve o material utilizado da São Pedro, a Paulo Kormann, rua a APAE e da Secretaria de Obras, recebeu material quando da pavimentação da rua dos Imigrantes. E por isso que Guabiruba tem feito mais com menos”.
O evento teve ainda a participação dos vereadores Rosita Kohler, Marcos Habtzreuter, Paulo Ricardo Gums e Waldemiro Dalbosco, além do presidente da Associação Empresarial e Comercial de Brusque (ACIBr) Alisson Habtzreuter.