Foi aprovado o parecer e o projeto que permite a realização da galeria de ex-vereadoras de Guabiruba. A votação contou com sete votos a favor e uma abstenção, gerando certa polêmica, na noite de terça-feira (24).
A discussão ficou em torno das vereadoras homenageadas. Para o vereador Nilton Rogério Kohler (DEM), as suplentes de vereadoras também deveriam ser lembradas na exposição. “No meu ponto de vista, a partir do momento em que uma ex-vereadora assumiu por 30 dias um mandato, elas são ex-vereadoras”, defende.
Ele ainda afirmou que, se o objetivo do projeto é dar reconhecimento a quem já assumiu, é injusto homenagear àquelas que tiveram apenas mandato eletivo. “Nós devemos homenagear a todas que assumiram. Não acho justo apenas homenagear três pessoas, sendo que nós poderíamos fazer isso para sete ou oito pessoas. Por isso eu me abstive da votação”, pontua.
Para o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), presidente da Casa, é normal existirem vários pontos de vistas em uma votação. “O objetivo maior é motivar e incentivar a participação feminina na política”, afirma. “É válido, acho que a Câmara tem que valorizar todas as mulheres que assumiram uma cadeira no legislativo, mas não caberia na galeria das ex-vereadoras colocarem as suplentes, no ponto de vista da maioria dos vereadores”, acrescenta.




