Começaram nesta terça-feira (24) as aulas de Educação Fiscal nas escolas da rede municipal de ensino de Guabiruba. O projeto é uma iniciativa do Observatório Social de Brusque (OSBr), mas hoje conta com a parceria da Receita Federal e Secretaria de Educação do município.
Para o diretor executivo do OSBr, Evandro Carlos Gevaerd, a primeira receber a palestra foi a Escola de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner, no Bairro Lageado Baixo. “Vai ser um desafio para a gente. Montamos com muito carinho e atenção, pegamos o apoio de professores da região, da Receita Federal, também trouxemos especialistas de Itajaí e Florianópolis para nos auxiliar”, explica.
Os assuntos são relacionados à corrupção, impostos e tributos, eleições, gastos públicos e como ser um bom cidadão. Mas, como se tratam de crianças, as brincadeiras e atividades dinâmicas estarão presentes nos encontros. “Nós vamos ter três aulas com cada turma, então são três horas em cada encontro. A gente vai abranger todas as escolas de Guabiruba, de quarta a quinta série são em torno de 700 alunos”, assegura Gevaerd. “Até novembro, nós vamos atingir essa população escolar e teremos uma grande formatura ao final para consagrar esse esforço”, completa.
As aulas serão ministradas pela estagiária de pedagogia do Observatório, Caroline Leoni Schaefer, que foi capacitada por meio da própria Receita Federal, bem como avaliada pelos OS de Brusque e Itajaí. O primeiro encontro contou com a presença da representante da Receita Federal, Rosemari Glatz, o professor e voluntário do OS, Charles Schnnor, e outros colaboradores do Observatório.




