A cidade de Guabiruba comemora no próximo domingo (10) 56 anos de emancipação. Assim como a vizinha Botuverá, a programação do aniversário sofreu mudanças devido à greve dos caminhoneiros. A principal delas foi o cancelamento da Festa da Integração, principal evento comemorativo à data.
O prefeito Matias Kohler afirma que, apesar disso, a cidade não vai deixar passar em branco o aniversário. Na visão dele, não houve precipitação na decisão de cancelar a festa, pois havia vários fatores que ameaçavam a realização do evento. Situações como falta de alimentos, combustíveis, além do clima de apreensão da população.
“Não é uma decisão fácil de ser tomada, mas tivemos que tomar. Foi uma decisão tomada em conjunto, não isolada. O grupo todo tomou e acreditamos ser a acertada para aquele momento”, destacou.
As festividades do aniversário de Guabiruba começaram ainda em maio e seguem até 28 de julho. Nesta sexta-feira (8) acontecem os Jogos da Integração, que reúnem estudantes o salão Guabirubense. No sábado haverá inauguração do busto em homenagem a Theodoro Debatin, que dá nome à praça no Centro. A família dele fez a doação de toda a área e a Prefeitura vai fazer o reconecimento de forma oficial.
Os eventos alusivos ao aniversário do município seguem com a inauguração da pavimentação da Rua Antonio Carminatti, obra executada a partir do reaproveitamento de material da Rua São Pedro.
Às 19h haverá missa de ação de graça na igreja matriz. No domingo (10), acontece o desfile a partir das 9h, no Centro as 9h.
Kohler afirma que a cidade foi bastante afetada pela greve dos caminhoneiros. Tanto a iniciativa privada quanto a pública foram afetadas diretamente por problemas como falta de combustíveis e alimentos.




