Maternidade inicia campanha de vacinação

A Maternidade e Hospital Evangélio já recebeu as primeiras doses das vacinas para a campanha de imunização contra a Gripe A deste ano. Segundo a enfermeira responsável pela sala de vacinação, Fátima Zimermann, neste primeiro lote foram adquiridas aproximadamente duas mil ampolas.
A procura tem sido significativa nestes primeiros dias, segundo ela. Neste ano, a vacina irá imunizar o vírus do H1N1 (Influenza A) e H3N2 (gripes comuns). A vacina está disponível desde a semana passada e toda a população de Brusque e região pode procurar a sala de vacina do HEM para se imunizar, principalmente os grupos de risco, como profissionais da saúde, gestantes, doentes crônicos, idosos e crianças (a partir dos seis meses de idade).
Fátima disse que a vacina não tem contra indicação, e pessoas mesmo com sintomas iniciais de gripe poderão se vacinar, desde que a febre esteja sob controle. A orientação que vem do Ministério da Saúde é que gestantes devem ser imunizadas, preferencialmente com prescrição médica. Lactantes, a partir de seis meses, não têm contra indicação. Fátima Zimermann disse, também, que o HEM está preparado, com profissionais capacitados, para receber e atender, se necessário, pacientes que por ventura contraiam o vírus H1N1, da Influenza A. O custo da dose neste ano de 2014 é de R$ 70.
Para a imunização da gripe, a sala de vacina do HEM funcionará de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Para as demais vacinas do calendário vacinal, o horário continua o mesmo, das 13 às 19 horas. A reportagem da Rádio Cidade em contato com o Hospital de Azambuja para saber detalhes acerca do trabalho daquela unidade em relação a campanha de vacinação obteve a informação de que neste ano não estará realizando a campanha pelo fato de que a sala de vacinação foi desativada.