Com início musical, mamães e participantes do programa Amamenta Brusque participaram de uma tarde diferente e comemorativa, nesta quinta-feira (19). Além de um ambiente aconchegante, também foram oferecidos café e atividades referentes à beleza às convidadas.
Graciele Gralow Alexandre doou leite materno ao projeto até a última semana. Ela, que é mãe do pequeno Samuel Alexandre, de quatro meses, compartilhou aquilo que normalmente jogaria fora e acabou por ajudar muitas que precisavam do leite humano. “Foi ótimo doar e saber que muitas crianças foram ajudadas com o meu leite, que iria fora. O Samuel mamava, mas ainda sobrava, e eu tirava e jogava fora”, completa.
Ela também conta que conheceu o projeto na primeira semana de vida do filho. “Um dia eu fui na Unidunitê e as meninas do Amamenta estavam lá e me orientaram a fazer a doação. Então eu comecei a doar e doei até a semana passada, quando eu comecei a trabalhar. Agora eu tiro somente para o Samuel”.
HORA DE AMAMENTAR
Graciele explica o processo que fazia todos os dias. Na hora em que o Samuel mamava em um dos seios, ela tirava do outro, armazenava e congelava nos frascos do Amamenta. “Toda terça-feira, elas passavam lá e buscavam o que eu tinha tirado e deixava um frasco novo”, conta.
A enfermeira da Clínica da Mulher e do Amamenta Brusque, Thaisi da Cunha, esclarece que os requisitos para participar do programa são: “Estar com todos os exames prontos, os quais são do pré-natal. E, também, estar de acordo com os requisitos do cadastro que é enviado para o banco de leite, que é encaminhado semanalmente para lá”, afirma ao dizer que a análise dirá se a mulher está apta para a doação de leite.
TARDE DIFERENTE
Durante o período da tarde, a partir das 14h, as mamães que participaram de alguma forma do programa se reuniram – com a oportunidade de trocar ideias, tomar um café, ouvir música – que também faz parte do programa – e ainda participar de atividades de beleza com o Instituto Embelleze.
“A gente fez esse encontro das doadoras e ex-doadoras com o intuito de fazer um agradecimento e também incentivar mais mulheres a doarem o leite materno. Porque nenhum outro leite artificial tem a proteção que o leite humano tem”, pontua a enfermeira.
De acordo com a mãe do Samuel, Graciele, o encontro também ajudou às mães que, muitas vezes, não têm tempo para atividades de beleza. “A gente sempre fica em segundo plano. Uma tarde diferente do que a gente está acostumado e estamos aproveitando todos os momentos”, conta ela, que aproveitou para fazer a unha e tirar a sobrancelha.
POSTO
O posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque possui dois pontos na cidade, conforme conta Thaisi. Um fica localizado no terceiro andar do Centro de Serviços em Saúde, no mesmo local que fica a Clínica da Mulher.
Além desse, também há um ponto que fica situado na Clínica Unidunitê, onde os pais levam as crianças para fazerem exames.



