A história do esporte catarinense perdeu nesta sexta-feira (11) uma de suas referências. Principalmente a dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Rubens José Fachini (76) ficou muito conhecido no estado por ser um dos idealizadores da maior competição poliesportiva, surgida em 1960.
Fachini era o braço direito do criador da competição, o também brusquense Arthur Schlösser. Ele começou seus trabalhos na Sociedade Esportiva Bandeirante. Foi ala no basquete da cidade, mas depois, pela ocasião, deixou o lado de dentro da quadra e se tornou técnico, justamente pela chegada dos jogos.
Em 1969, Arthur morre, mas a admiração pelo amigo fez com que continuasse com a caminhada dos jogos. Até hoje, aos 76 anos, Fachini contribuía para manter o espírito esportivo dos jogos. Ele participou de todas as edições.
Em 2010, durante a edição de número 50 dos Jasc, realizada em Brusque, Rubens Fachini recebeu homenagem especial pela história e dedicação à competição. Tanto que seu nome foi dado ao troféu do campeão naquele ano, Florianópolis.
Torcedor fanático do Flamengo e amigo pessoal do ex craque Zico, Fachini tinha no voleibol sua modalidade predileta. Tanto que esteve à frente de montar as principais equipes que disputaram competições por Brusque nos últimos anos. Nas quadras, era figura presencial sempre. Foi um dos responsáveis diretos pela participação das equipes da cidade na Superliga Feminina de Voleibol.